SELO BLOG FM (4)

LAIS/UFRN inicia produção de teste rápido para detecção de sífilis e HIV

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os testes para detecção de sífilis e HIV já podem ser feitos em um mesmo momento, em todas as unidades básicas de saúde no atendimento às gestantes. O diagnóstico é feito por meio de teste rápido, que em breve será produzido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e destinados a algumas unidades básicas da zona norte de Natal.

A produção é uma solicitação  do próprio Ministério da Saúde, por meio do Projeto “Sífilis Não” que, desde 2017, vem desenvolvendo diversas ações de enfrentamento à doença em todo o Brasil. Os testes serão produzidos com insumos importados pelo LAIS e disponibilizados, em um projeto piloto, para o atendimento de gestantes, podendo custar até quatro vezes menos do que os testes atualmente utilizados. O duo teste já é utilizado no Brasil e a produção do LAIS é mais uma alternativa destinada ao atendimento das demandas do Ministério da Saúde.

Para Leonardo Lima, pesquisador e responsável técnico pelo desenvolvimento do teste no LAIS, “o uso desta tecnologia possibilita o acesso dos pacientes ao diagnóstico e tratamento de maneira mais ágil, evitando a disseminação da sífilis e outras infecções sexuais que tenham a transmissão semelhante”.

O novo dispositivo desenvolvido pelo LAIS está em fase de aprimoramento e validação com amostras clínicas e poderá, daqui a alguns meses, ser implantado na atenção primária do Sistema Unico de Saúde (SUS). Na avaliação do diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, a inserção desta tecnologia na atenção primária terá um impacto bastante positivo. “Irá auxiliar na qualificação do diagnóstico, tanto da mulher gestante quanto de outras pessoas que procuram pelos testes de sífilis e HIV, já que em sua grande maioria, os testes são realizados separadamente, causando a perda dos resultados e do acompanhamento desses pacientes”, concluiu.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui