O Carnaval é uma época de festa, mas também pode gerar preocupação, especialmente para as mulheres, em relação à segurança ao usar o transporte. Há pouco mais de uma semana em funcionamento em Natal, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim, um novo aplicativo exclusivamente com motoristas e passageiras do sexo feminino, se apresenta como alternativa para quem deseja curtir a folia com mais conforto e segurança.
Na Grande Natal, cerca de 400 motoristas já estão cadastradas e 100 aptas para trabalhar desde que o app entrou em funcionamento, no último dia 29. O Lady Driver oferece entre os diferenciais as corridas por agendamento, o que pode ser uma ótima escolha para as mulheres que desejam aproveitar os bloquinhos e prévias carnavalescas com mais conforto, sejam sozinhas ou acompanhadas pelos filhos, pais, avós e maridos.
É o caso de Denise Cristina Gonçalves, de 56 anos, que encontrou no aplicativo uma opção para as suas necessidades. Para ela, a sensação de segurança, a valorização das mulheres e a qualidade dos carros são os diferenciais para sua escolha.
“Desfrutar de um meio de transporte pensado exclusivamente pra nós mulheres, que sempre fomos deixadas em segundo plano, é ótimo. A mulher é sempre cuidadosa, sofre menos acidentes, sem contar que podemos desfrutar de assuntos do nossos interesses com mais liberdade e o fato que jamais vamos sofrer o assédio”, comenta a usuária.
O total de 97% de brasileiras com mais de 18 anos afirmaram que já passaram por situações de assédio sexual no transporte público, por aplicativo ou em táxis, segundo pesquisa dos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva. Enquanto que 46% das mulheres não se sentem confiantes para usar meios de transporte sem sofrer assédio.
“Nosso objetivo é proporcionar um ambiente seguro e livre de assédio, onde as mulheres possam se deslocar com tranquilidade, conforto e segurança durante a folia. Homens são sempre bem-vindos, mas o critério é estarem acompanhados da mulher que solicitar a corrida”, explica a licenciada pelo aplicativo na Grande Natal, Rebecca Cabral.
Além da possibilidade de agendamento prévio de corridas, o app oferece também o serviço para pessoas cadastradas pelas passageiras, ou seja, seus dependentes: crianças de 8 a 16 anos e pessoas idosas a partir dos 65 anos. E ainda, a função motorista favorita e como outros aplicativos de transporte o serviço on-demand.
Porém Rebecca recomenda os agendamentos como opção para o momento, uma vez que a demanda aumenta nos períodos festivos. “Neste período, como a demanda será maior do que a prevista, para evitar maiores esperas, recomendamos que quando possível as passageiras já agendem suas viagens, pois também ganham desconto de antecipação”, finaliza.
O app
Com mais de 100 mil motoristas e 2 milhões de passageiras, o app de transporte se estabeleceu no mercado nacional, presente em várias cidades do Nordeste, como Salvador, Teresina, Petrolina, Juazeiro, Recife e Olinda, e expandindo para Fortaleza e João Pessoa, em breve.
O aplicativo Lady Driver para passageiras está disponível para IOS [1]e Android. [2] Pelas redes sociais é possível conhecer mais sobre a ferramenta pelo instagram @ladygrandenatal [3].
Já as interessadas em se tornar motoristas do Lady Driver podem se cadastrar baixando o aplicativo disponível apenas para Android, possuir CNH com a observação de que exerce atividade remunerada, ter um carro com até dez anos de fabricação, entre outros requisitos.
IOS:
https://apps.apple.com/br/app/lady-driver-passageira/id1216671266
Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.ladydriver.passenger