Além de ter a credibilidade de seu governo no Brasil, o presidente Lula também enfrenta rejeição do outro lado do Atlântico: com viagem marcada para Lisboa nesta sexta-feira, 21, o presidente do Brasil vem sendo alvo de protestos de partidos políticos portugueses, que protestam contra a sua presença no País.
Prestes a finalizar o quarto mês como presidente do Brasil, Lula da Silva tem marcado a sua gestão por declarações estapafúrdias, tanto no território nacional, como fora do País. Em sua recente viagem internacional, ele falou contra o uso do dólar como moeda padrão nos negócios internacionais e se posicionou a favor da Rússia com relação a invasão da Ucrânia. Como se não bastasse, nesta quarta-feira, ele declarou que “pessoas com problemas mentais têm “problemas de parafuso”.
PORTUGAL
O partido político português, Chega!, uma das principais siglas políticas de Portugal, se manifestou contra a visita do presidente Lula ao país. No Instagram, o Chega! divulgou uma postagem dizendo: “Lugar de Ladrão é na prisão, não queremos Lula da Silva em Portugal”.
O partido convoca no manifesto a população portuguesa para se opor a chegada de Lula e usa ainda na postagem o #ForaLula.
O líder do partido Iniciativa Liberal, deputado Rui Rocha, também que é contra a visita do presidente ao país.
“A AR que convidou Zelensky para discursar em 21 de Abril de 2022 não pode receber um aliado de Putin como Lula no 25 de Abril. E o Presidente da República que atribuiu a Ordem da Liberdade a Zelensky não pode estar confortável com a presença de um aliado de Putin como Lula na AR no 25 de Abril”, declarou o parlamentar no Twitter.
O Parlamento de Portugal anunciou no dia 12 de abril que Lula fará o discurso na sessão solene, no dia 25 de abril, onde somente ele e o presidente da Casa, Augusto Santos Silva, poderão falar. Além das comemorações da democracia portuguesa, Lula estará no país para participar da cúpula bilateral Portugal-Brasil, reunião conjunta dos dois governos. As lideranças dos dois países também vão estar na entrega do Prêmio Camões ao cantor, compositor e escritor Chico Buarque.
Veja os manifestos contra a ida de Lula à Portugal abaixo:
Com informação do Diário do Poder.