SELO BLOG FM (4)

Kurta na Kombi promove oficinas e mostras cinematográficas em bairros periféricos

FOTO: DIVULGAÇÃO

Após o sucesso da itinerância pelo Rio Potengi, o Kurta na Kombi dá mais um passo em sua missão cultural! Desta vez, o projeto irá promover gratuitamente oficinas e mostras cinematográficas em quatro regiões administrativas da cidade de Natal, beneficiando cinco bairros periféricos que não possuem salas de cinema: Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul, Cidade da Esperança, Rocas e Nova Descoberta.

As ações fazem parte do projeto “Kurta na Kombi: formação, circulação e exibição”, que visa democratizar o acesso à cultura e proporcionar experiências enriquecedoras para a comunidade, com momentos de aprendizado e entretenimento.                                                                                                                                                                                                                                                                                                             “O projeto nasce do desejo de afirmar o cinema como um direito cultural e diversificar o circuito de exibição na capital potiguar. Além das tradicionais sessões de cinema ao ar livre, repletas de pipoca e diversão”, declara Luiz Paulo, coordenador geral do Coletivo Kurta na Kombi.

A iniciativa traz como novidade a oficina ‘Iniciação ao Cineclubismo em Sala de Aula’, direcionada especialmente para estudantes, professores e gestores da rede pública de ensino. Os participantes receberão um kit personalizado e terão acesso a conteúdos teórico-práticos sobre cineclubismo, capacitando-os a produzir suas próprias exibições de filmes e debates no ambiente escolar.

Umara Luiz, acrescenta: “A escola é um ambiente privilegiado para a formação dos sujeitos, e o cineclube é uma prática cultural e comunicativa que pode funcionar como ferramenta educativa capaz de engajar a comunidade escolar na aprendizagem de novas formas de ver, pensar e sentir, mediadas pelo audiovisual”.

As atividades começam no dia 16 de outubro, na Escola Municipal José de Andrade Frazão, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, com as oficinas. Após as atividades, as mostras de cinema ocuparão espaços públicos, exibindo curtas-metragens produzidos por realizadores audiovisuais do estado do Rio Grande do Norte. Os filmes serão selecionados por uma equipe de profissionais do setor audiovisual contratados para a curadoria. Toda a programação pode ser acompanhada através do perfil no Instagram @kurtanakombi.

O projeto “Kurta na Kombi: formação, circulação e exibição” conta com recursos  da Política Nacional Aldir Blanc e apoio da Prefeitura Municipal do Natal. A produção é do Coletivo Kurta na Kombi, e a realização via Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Kurta na Kombi

O Kurta na Kombi é um coletivo de cinema itinerante, criado em 2019 na cidade do Natal/RN, que realiza continuamente iniciativas culturais com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema brasileiro e potiguar por meio de atividades de formação, circulação e exibição audiovisual. Suas ações transformam praças, quadras, parques e vias públicas em salas de cinema ao ar livre, com acesso gratuito, especialmente em territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Ao longo de seus quatro anos de existência, o coletivo realizou 126 sessões de cinema, percorrendo 24 bairros de Natal, 25 cidades e cinco estados brasileiros, exibindo 380 curtas-metragens potiguares e atendendo cerca de 14.000 pessoas. A trajetória e a relevância cultural do Kurta na Kombi foram reconhecidas em 2023, quando o coletivo recebeu o certificado como Ponto de Cultura, passando a integrar a Rede Cultura Viva.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui