Através do deputado Kelps Lima, a ong mais antiga de proteção animal de Natal, a ASPAN (Associação de Proteção Aos Animais), recebeu nesta quarta-feira, dia 30, a maior emenda parlamentar do ano, para utilização em castração e cuidados a animais de rua e de abrigos.
Fundada há 22 anos, a ASPAN é uma das entidades mais atuantes no segmento em Natal, com toda a regularização burocrática em dia e ampla atuação ostensiva na identificação de problemas e encaminhamentos de soluções da causa animal na cidade, funcionando a partir da iniciativa de voluntários.
“Não é de hoje que protetores de animais lutam diariamente nas ruas resgatando, acolhendo e tratando animais em estado debilitado de saúde ou por motivo de atropelamento”, afirma a jornalista e militante na causa animal há mais de 15 anos Mauricéia Cavalcante.
Mauricéia, que já presidiu a ASPAN foi a requerente do recurso ao autor da Lei de Proteção Animal no Rio Grande do Norte, o deputado Kelps Lima. A emenda foi destinada no dia 28 de agosto deste ano e liberada em tempo recorde nessa quarta-feira.
“O ano de 2020 foi o pior em relação ao número de abandono de animais nas ruas, super lotando cada vez mais os abrigos que dependem exclusivamente de doações da população e investimento próprio para amparar dezenas de animais” afirma Marília Morais, vice-presidente da Aspan.
De fato, nem o estado nem o município dispõem de políticas públicas quanto a resgate, amparo, tratamento e campanhas de adoção para que aja o equilíbrio na quantidade de animais em colônias espalhadas por bairros de Natal.
“A castração é uma das principais alternativas para o controle na procriação de animais nas ruas, em especial nos felinos. Nós vamos focar nessa prestação de serviço”, concluiu Rose Guerra, presidente da Aspan.