SELO BLOG FM (4)

Justiça do Irã pretende levar Trump a tribunais internacionais pela morte de Soleimani

O PRESIDENTE DO IRÃ, HASSAN ROUHANI, SANCIONOU RESOLUÇÃO APROVADA NO PARLAMENTO DO PAÍS QUE CONSIDERA OS ESTADOS UNIDOS E O PENTÁGONO COMO ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS

O chefe da Justiça do Irã, Seyed Ebrahim Raisi, afirmou nesta segunda-feira, 13, que o país pretende ajuizar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo assassinato do general Qassem Soleimani, comandante da Guarda Revolucionária do Irã, na noite do dia 2 de janeiro. Segundo o Pentágono, a ação foi coordenada pessoalmente por Trump.

Em declaração dada à agência Fars, Rayeesi disse que o Alto Conselho de Direitos Humanos do Poder Judicial e o Ministério das Relações Exteriores estão trabalhando em conjunto com outros órgãos do governo com o objetivo de fazer Trump responder perante Tribunal Internacional como “suspeito número um deste ato terrorista”.

“A queixa será apresentada enquanto ele estiver no poder como presidente dos EUA e depois disso, e essa questão será discutida e não o deixaremos em paz, e ele deverá comparecer a um tribunal internacional”, disse ainda. Além de Soleimani, outras onze pessoas morreram no ataque.

Mais cedo, o presidente do Irã, Hassan Rouhani, sancionou uma resolução aprovada no Parlamento do país que considera os Estados Unidos e o Pentágono como organizações terroristas.

No domingo, o Irã alvejou mais uma vez a base aérea militar iraquiana de Balad, usada por tropas da coalizão comandada pelos Estados Unidos. Doze foguetes explodiram no local. O general Hossein Salami afirmou que “nos próximos dias vamos poder falar de uma grande vitória sobre os Estados Unidos”.

Fórum

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui