
A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou, nesta quinta-feira, um dia após a Viradouro se consagrar a campeã do carnaval 2026, as justificativas do júri para as notas dadas para cada agremiação durante os desfiles. A Mocidade Independente de Padre Miguel, por exemplo, que amargou o penúltimo lugar no campeonato, o 11º, perdeu pontos no enredo por associar Rita Lee, a homenageada da verde e branco da Zona Oeste, ao título de “padroeira”. O argumento é da jurada Mônica Mançur, que pontuou a escola em 9,6 no quesito, tirando quatro décimos.
“A associação da figura de Rita Lee a qualquer título de ordem convencional (religiosa ou não), como no caso de “Padroeira”, desconstrói o recorte libertário do enredo apresentado. Por esta razão, retira-se um décimo”, explicou a jurada.
A justificativa gerou controvérsia e provocou críticas da escola, que foi às redes sociais reclamar.
“As justificativas começaram a ser divulgadas, e, na primeira que recebemos, a da jurada Mônica Mançur, que nos deu 9,6 em enredo, encontramos em uma das justificativas que o termo “Padroeira” desconstruiria o enredo. Ela só esqueceu de ler que a própria Rita Lee se chamava assim”, queixou-se a escola, em post no Instagram.
Uma das maiores vozes da música brasileira inspirou a estrela-guia de Padre Miguel. O enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade” homenageou a cantora, que morreu em 2023, aos 75 anos. Numa entrevista à revista “Rolling Stone”, ela falou sobre o apelido.
“Gosto mais de ser chamada de ‘padroeira da liberdade’ do que ‘rainha do rock’, que acho um tanto cafona”, afirmou.
Perda de pontos no abre-alas
Os outros três décimos em enredo foram tirados pela jurada em virtude do que considerou falhas em diferentes alegorias, como a do setor 6, que se propôs a revelar as muitas faces de Rita Lee: a roqueira, a mística, a ativista, a escritora, a defensora dos animais, a aliada das minorias e a observadora crítica do mundo.
“Há considerável perda da figura central (Rita Lee) em meio à multiplicidade apresentada, o que comprometeu o sentimento de continuidade (coesão) em relação aos quadros anteriores e posteriores”, disse Mônica Mançur.
A Mocidade totalizou 267,4 pontos, à frente apenas da Acadêmicos de Niterói, que, com 264,6, retornou para a Série Ouro.
Extra
