SELO BLOG FM (4)

Juntos e misturados: CPI da COVID pede indiciamento de Fátima Bezerra e de outros 11 por fraude e improbidade

DEPUTADOS PEDIRAM O INDICIAMENTO DA GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA (PT) – Foto: Pedro Stropasolas

No último contrato apreciado pela CPI da Covid da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, os deputados aprovaram voto divergente ao do relator Francisco do PT em relação à compra de respiradores pulmonares pelo Consórcio Nordeste e pediram o indiciamento da Governadora Fátima Bezerra (PT), do secretário estadual de Saúde Cipriano Maia, além do Governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, além de outras nove pessoas entre servidores do Consórcio, intermediadores e empresários, pela compra frustrada de respiradores pelo Consórcio.

Os respiradores nunca foram entregues e o Estado, que destinou quase R$ 5 milhões à compra, ainda tenta receber o valor de volta. O deputado Kelps Lima (SDD) enfatizou que houve uma vultuosa diferença no preço de cada respirador e apontou indícios de fraude na execução do contrato, direcionamento na escolha da empresa e improbidade administrativa. Seu voto é acompanhado pelos dos deputados Getúlio Rego (DEM) e Gustavo Carvalho (PSDB), formando maioria.

O empresários indiciados são Cristiana Prestes Taddeo, Luiz Henrique Ramos Jovino (Hempcare Pharma Representações LTDA) e Paulo de Tarso Carlos (Biogeoenergy Locação e Fabricação de Equipamentos LTDA), além de Cleber Isaac Ferraz Soares, Fernando Galante, Valderi Claudino e o prefeito de Araraquara/SP, Edinho do PT.

Para o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Bahia, Rui Costa (PT), também é pedido indiciamento por conduta negligente.

A CPI viu ainda omissão dolosa na atuação de Bruno Dauster, secretário da Casa Civil da Bahia, e de interferência no processo de contratação Carlos Gabas também indiciados. Pede ainda o aprofundamento de investigações sobre envolvimento de Carlos Kerbes e Jorge Dauster.

FONTE: Portal Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

1 Comentário

Comente aqui