A vereadora Júlia Arruda protocolou na Câmara Municipal, nesta terça-feira (23), dois projetos de lei relativos à vacinação contra a Covid-19 em Natal. O PL nº 136/2021 propõe estender a vacinação contra a Covid-19 para os fins de semana, e o PL nº 135/2021 dispõe sobre a inclusão das pessoas com Síndrome de Down como grupo prioritário. As iniciativas atendem a apelos da população natalense e de segmentos que atuam na proteção de pessoas com deficiência.
Desde que Natal iniciou a imunização da população em geral no dia 22 de fevereiro, começando pelos idosos acima de 90 anos, têm sido registradas filas e longa espera nos pontos de vacinação. “Não faz sentido, sobretudo no momento atual, que os postos funcionem apenas de segunda a sexta. E à medida que o cronograma de aplicação da vacina avança nas faixas etárias mais populosas, a tendência é que os transtornos aumentem”, destacou Júlia.
Com o recebimento de novas doses anunciado pelo Governo do Estado, a Prefeitura de Natal informou que irá vacinar, nesta semana, os idosos de 72 a 74 anos, além de profissionais de saúde que não foram contemplados na primeira etapa. “Me preocupa também que Natal é a capital do Nordeste mais lenta na vacinação dos idosos. Temos visto cidades vizinhas, como João Pessoa e Recife, bem mais adiantadas”, disse a vereadora.
Grupos prioritários
Outro projeto apresentado por Júlia dispõe sobre a inclusão das pessoas com Síndrome de Down como grupo prioritário do programa emergencial de vacinação. Uma proposta que, de acordo com o PL nº 135/2021, tem como base estudos recentes que indicam maior risco de infecção e mortalidade nesta parcela da população, considerando sua imunodeficiência.
Autora da lei que garante a realização do Teste do Cariótipo nos recém-nascidos com hipótese diagnóstica da Síndrome de Down em Natal, a vereadora Júlia explicou que o projeto atende a um pleito de instituições e segmentos que atuam na defesa dos direitos de pessoas com deficiência. “Essa é uma luta encabeçada a nível nacional pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, e eu me somo a ela”, concluiu a parlamentar natalense.