Evellin Alves, estudante do terceiro ano do curso técnico integrado em Edificações do Campus São Gonçalo do Amarante, destacou-se ao representar o Brasil no IX Campeonato Mundial de Artes Marciais 2024, realizado em Buenos Aires, Argentina. Entre os dias 25 e 27 de outubro, ela conquistou uma medalha de ouro e duas de prata na modalidade Karatê, coroando os quase dez anos de dedicação ao esporte.
O ouro veio no Point Fight – tipo de em que o objetivo é pontuar tocando rapidamente a pessoa oponente –, e as duas pratas: no Kata, modalidade em que atletas realizam uma série de movimentos coreografados; e no Shiai, uma luta com regras tradicionais.
Com apenas 17 anos, a jovem atleta compartilhou os desafios enfrentados para chegar ao campeonato mundial. Sem recursos financeiros para custear toda a viagem, Evellin recorreu ao apoio de colegas e da instituição para viabilizar sua participação. “Faltava bastante dinheiro, e eu já estava bem em cima da data da competição. Então, conversei com a equipe de apoio do IFRN, e eles conseguiram me auxiliar”, conta.
Durante a competição, Evellin destacou-se não só por seu talento, mas também por sua determinação e persistência. “Chegar lá já foi uma vitória. A trajetória é o que me dá mais orgulho, porque muitos não conseguem. Além disso, o apoio que recebi das pessoas aqui me deu forças; estava sempre lembrando da torcida que deixei em casa,” relembra.
Atividades acadêmicas. A estudante também faz parte do programa de Assistência Estudantil do IFRN desde 2022. Bolsista na biblioteca do Campus, Evellin passa os dias dividida entre as atividades acadêmicas e as responsabilidades da bolsa, com uma rotina integral que inclui estudos, almoço na instituição e trabalho na biblioteca à tarde. “Ela tem uma participação integral aqui na escola, tanto no ensino quanto nas atividades da bolsa. Isso favorece uma presença constante e comprometida com a escola”, destaca Noelma Guimarães, a assistente social no Campus São Gonçalo do Amarant.
Segundo Noelma, Evellin evoluiu muito desde que ingressou no IFRN, especialmente em sua comunicação e no convívio com colegas e equipe. A assistente social descreve a jovem como uma aluna dedicada, com bom rendimento acadêmico e excelente frequência, além de responsável e solícita em suas tarefas. “Ela sempre atende prontamente às solicitações da bolsa e mantém bom relacionamento com colegas e professores,” afirma.
Questionada sobre o futuro, Evellin revelou o desejo de seguir a carreira como atleta. Embora planeje concluir o curso técnico, seu maior sonho é viver do esporte. “Sou apaixonada por Edificações, mas quero me manter como atleta e conquistar novas vitórias. Espero inspirar outros atletas a acreditarem nos seus sonhos, porque, com esforço, vale a pena,” declara a jovem campeã.
Agora RN