
Uma paciente de 19 anos sofreu uma parada cardíaca na tarde desta quarta-feira 17 após receber uma medicação errada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Potengi, em Natal. A jovem foi transferida a um hospital privado da capital.
Até o momento, não há confirmação sobre a origem do erro, se ocorreu na prescrição médica, na farmácia ou no momento da aplicação da medicação. O caso gerou a adoção de medidas imediatas por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS).
Em nota oficial, a SMS informou que a prioridade é a recuperação da paciente, que “se encontra estável e sob tratamento intensivo”. A pasta comunicou ainda o afastamento dos profissionais diretamente envolvidos no manejo da medicação e a instauração de sindicância para análise dos fatos e apuração de eventuais responsabilidades.
“De todo modo, a Secretaria adotou medidas imediatas com o afastamento dos profissionais diretamente envolvidos no manejo da medicação e determinou a instauração de sindicância para análise dos fatos e apuração de eventuais responsabilidades”, informou a SMS.
Segundo a secretaria, órgãos de controle e sanitários serão convocados para fiscalizar as condutas em colaboração com a pasta.
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal declarou ainda que acompanha o quadro clínico da paciente e presta apoio à família. “A SMS-Natal reafirma o compromisso com a transparência, qualidade da assistência prestada em todas as Unidades e reforça que vem acompanhando a paciente e apoiando integralmente sua família”, conclui o comunicado.
Agora RN

