
Presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Vanildo assumirá a coordenação do grupo de trabalho que será responsável pela reformulação da Copa do Nordeste. O dirigente foi nomeado nesta quinta-feira (28), pelo presidente da entidade, Samir Xaud.
O grupo foi formado com o objetivo de elaborar um novo regulamento da competição e ações que visam fortalecer cada vez mais o torneio e garantir a sua sustentabilidade, com intuito de ampliar a representatividade no cenário esportivo. Além de José Vanildo, a comissão também conta com a participação dos presidentes das Federações de Alagoas, Ceará, Paraíba e Sergipe.
O grupo deverá se reunir nos próximos dias com os representantes de todas as Federações do Nordeste, para discutir a reformulação da competição. “É uma satisfação muito grande poder contribuir para o aprimoramento dessa competição tão importante para o Futebol que é a Copa do Nordeste”, declarou José Vanildo.
“Nosso objetivo é fortalecer o torneio e, consequentemente, o esporte e os clubes da região. Já iniciamos os trabalhos e estamos planejando uma grande reunião em Natal, com a participação de todas as Federações da região e também do presidente Samir Xaud, para que possamos apresentar as propostas”, finalizou o vice-presidente da CBF.
Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, no início do mês de agosto deste ano, José Vanildo já havia adiantado que a Copa do Nordeste passaria por uma reformulação para 2026, visando uma maior qualificação e adequação ao calendário do futebol brasileiro.
Responsável pelos estudos, o presidente da FNF explicou que as alterações estavam sendo discutidas junto a Diretoria de Competições e que uma nova estrutura para o torneio já está delineada.
Na ocasião, o dirigente evitou se aprofundar mais no tema porque a nova diretoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) planeja um evento para anunciar oficialmente as mudanças em conjunto com outras competições nacionais.
“Já temos uma diretriz de modificações no sentido de aprimorar, qualificar e fazer uma melhor adequação da Copa no calendário nacional. Mas não posso divulgar ainda, pois isso será feito num anúncio coletivo, envolvendo estaduais, Série B, Série C e Copa do Brasil”, destacou à TN.
Tribuna do Norte

