
A cidade do Natal recebe, de forma gratuita, no dia 12 de dezembro, o experimento cênico Um Depoimento Real, com o ator prestigiado José Neto Barbosa. Dirigido por Monina Bonelli, do Teatro Bombón de Buenos Aires, a obra é uma montagem do texto Los Titanes, da dramaturga argentina Paola Traczuk.
As sessões acontecem na sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, às 18h e às 20h, na Pinacoteca do Estado, na Cidade Alta, em Natal-RN. A entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1 kg de ração para abrigos de animais. A retirada de ingressos é presencial a partir das 17h. A classificação indicativa é de 14 anos. As apresentações contam com interpretação em Libras e recurso de audiodescrição.
Conhecido pelo espetáculo A Mulher Monstro, destaque no teatro brasileiro, José Neto Barbosa dá voz à narrativa de uma criança que, de forma lúdica, relata a experiência traumática de ter sido violentada. O espetáculo aborda a negligência, denuncia silenciamentos e reforça a importância do afeto e das redes de proteção. “O público pode esperar uma obra mais intimista e delicada, diferentes dos meus espetáculos anteriores. Um desafio como artista”, destaca o premiado ator potiguar.
Para a dramaturga Paola Traczuk, a montagem é uma oportunidade de alcançar novos públicos e possibilidades. “Comove-me que este texto tão querido viaje a um território impensado para mim e encontre novo lar na voz e no corpo de José Neto Barbosa, com tanto cuidado, generosidade e amor. O teatro sempre abre caminhos surpreendentes”, disse a autora.
A diretora Monina Bonelli destaca que “esse trabalho é, para mim, o fruto de um abraço artístico, político e afetivo. Um pronunciamento, como artistas latino-americanos, sobre um tema do qual não se quer falar. Porque dói. Porque desejaríamos que estivesse distante, não na casa ao lado, muito menos em nossas famílias. Mas está. Está no Brasil, na Argentina, no mundo inteiro, sem distinção de classe, gênero, raça ou povo. E precisamos falar, com palavras e outras linguagens”.
Após cada apresentação, o público poderá participar de uma conversa com o artista, mediada pelas psicólogas convidadas Chrystianne Pontes e Debora Vale.
O projeto é uma realização da S.E.M. Cia. de Teatro, por meio da Fundação José Augusto, da Secretaria Estadual da Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com apoio institucional do Palácio Potengi/Pinacoteca do Estado. Produção da POSS Comunicação e Cultura.
Sobre a S.E.M. Cia. de Teatro
Criada em Natal, a companhia atua também em Recife (PE). Há 13 anos desenvolve ações formativas, investiga a arte militância e circula com monólogos protagonizados por José Neto Barbosa. Seus espetáculos já alcançaram mais de 70 mil pessoas em 15 Estados brasileiros, participando de festivais importantes do segmento artístico.
Em parceria com a POSS Comunicação e Cultura, a S.E.M. Cia. realizou oficinas de capacitação no Nordeste e no Sul. Produziu dois documentários e quatro espetáculos com circulação nacional: Borderline, Quando a Vela Apaga, Acordo de Paz e o premiado monólogo A Mulher Monstro.

