O deputado estadual José Dias (PSDB) falou durante sessão ordinária, nesta terça-feira (28), sobre a crise política e econômica nacional. O parlamentar destacou que o momento se reflete não apenas nas estatísticas, mas também no sofrimento do povo que se revela no desemprego e escassez de bens necessários à sobrevivência.
“Nunca me deparei com um momento tão difícil da vida nacional. Uma crise política e econômica tão misturada e tão difícil de ser resolvida que traz não apenas a tristeza, mas a convicção da impotência intelectual para uma análise clara e contributiva”, disse José Dias.
O parlamentar ressaltou que o que determina a profundidade da crise é a falência do Estado e que os municípios também estão falidos. “O Estado não tem capacidade de resolver esse problema. As receitas de quase todos os Estados e transferências federais caíram drasticamente”.
José Dias falou ainda sobre o déficit enfrentado pelo Rio Grande do Norte e chamou a atenção para o Governo que luta para não transmitir essa angústia à população. “Temos um déficit acima de R$ 1 bilhão no orçamento e precisaria de mais R$ 1 bi para manter as contas em dia”, destacou o deputado.
O parlamentar falou que vai demorar um tempo para vencer a crise, mas segundo ele, a Câmara Federal e o Senado já deram algumas contribuições para solucionar o problema, entre elas, a negociação da dívida dos Estados. Para encerrar, José Dias defendeu que as soluções políticas só acontecem pela via política. “Se acreditamos o mínimo na classe política, acreditaremos na resolução dos nossos problemas. O eleitor tem que saber que não pode colocar um desonesto como seu representante e assim daremos um grande passo para melhorar a vida eleitoral”, finalizou.