Para profissionais, Prêmio estimula e valoriza categoria, bem como favorece aproximação no relacionamento imprensa e Ministério Público em prol da sociedade
O Ministério Público do Rio Grande do Norte abriu nesta sexta-feira (9) as inscrições para o IV Prêmio de Jornalismo realizado pela Instituição e a data já começou a mobilizar os jornalistas para avaliar e selecionar matérias, entrevistas e reportagens feitas, bem como pensar novas pautas sobre o tema do prêmio neste ano “Democracia: informação e ação”.
Quatro vencedores do Prêmio de Jornalismo do MPRN no ano passado ressaltaram a importância do certame na valorização dos profissionais e na aproximação da atuação de procuradores e promotores de Justiça e imprensa na melhoria da sociedade.
“O Prêmio de Jornalismo do MPRN é uma oportunidade para que o profissional local tenha um reconhecimento a mais pelo seu trabalho diário de informar. Bacana ver os colegas jornalistas ansiosos para inscrever suas reportagens”, disse Mallyk Nagib, da rádio CBN, 1º lugar na categoria Radiojornalismo no Prêmio de Jornalismo em 2015.
Para o jornalista Ricardo Araújo, do jornal Tribuna do Norte, “o reconhecimento do Ministério Público às melhores reportagens é um estímulo aos profissionais que atuam com lisura e respeito às fontes e ao tema abordado. É, também, uma forma de estreitar laços, mantendo o respeito e imparcialidade, entre a Instituição e os profissionais da comunicação”. O vencedor nas categorias Jornalismo Impresso e Webjornalismo no ano passado, apontou o Prêmio de Jornalismo do MPRN, hoje, como um dos principais prêmios do Rio Grande do Norte.
O jornalista Jacson Damasceno, da TV Band Natal, que foi premiado o ano passado em segundo lugar com trabalho apresentado com o colega Rafael Medeiros de Lima na categoria Webjornalismo ressaltou que o Prêmio de Jornalismo favorece a aproximação no relacionamento imprensa e Ministério Público.
“Esse tipo de premiação é de suma importância para a classe dos jornalistas que recebe o reconhecimento de uma Instituição importante, mas, principalmente, por promover uma aproximação maior entre promotores, procuradores e jornalistas. Acho que o prêmio é uma ótima forma de fazer com que caminhem de uma forma irmanada, se aproximem e aprendam a usar melhor suas forças em prol da sociedade. Cada um na sua função. Respeitando os limites de cada profissional, de cada atividade”, comentou.
Já Mariana Rocha, vencedora na categoria TV, declarou que “esta iniciativa do MPRN é reconhecimento, incentivo e também uma demonstração de respeito ao trabalho do jornalista potiguar. Nós da equipe vencedora ficamos extremamente felizes com o prêmio, e saímos ainda mais motivados a continuar com ética, paixão e responsabilidade”.
As inscrições prosseguem abertas até o dia 9 de novembro por meio de ficha de inscrição disponível no portal do Ministério Público do Rio Grande do Norte na internet (www.mprn.mp.br) que deverá ser reproduzida, preenchida, assinada e entregue no Setor de Protocolo da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária, ou enviada pelos Correios, com a documentação e mídia com o trabalho concorrente.
Na sua quarta edição, concorrem matérias, reportagens ou entrevistas e fotografias veiculadas no período de um ano compreendido entre 01/11/2015 e 01/11/2016. O resultado do IV Prêmio de Jornalismo do MPRN será conhecido no final do ano, em cerimônia de entrega da premiação, em data a ser divulgada posteriormente.
Todas as informações sobre o Prêmio de Jornalismo do MPRN, entre elas o regulamento além de formulário com ficha de inscrição estão disponíveis no portal do Ministério Público Estadual na internet no endereço eletrônico www.mprn.mp.br/premiodejornalismo.