A jornalista Maju Coutinho foi surpreendida com uma matéria listando uma sequência de erros desde a sua estreia no comando do Jornal Hoje, da Globo, publicada pelo jornalista Daniel Castro no site Notícias da TV.
No post, eram destacados erros de concordância, que chegam a passar despercebidos pelo público de casa, e o autor ainda fez questão de enfatizar a queda de 0,1 décimo na audiência em relação à semana anterior.
Imediatamente, as redes sociais foram tomadas pelo clima de revolta entre os internautas e profissionais da área, que passaram a citar a atitude do responsável como um ato de racismo contra Maju.
Nunca na história do jornalismo brasileiro alguém chegou ao ponto de listar a sucessão de erros de uma jornalista branca, como foi feito com Maju; a atitude também chegou a ser contestada pela própria Rede Globo.
O diretor-geral de Jornalismo, Ali Kamel, emitiu a seguinte nota de esclarecimento: “Não houve reunião, Maju Coutinho tem brilhado na apresentação do ‘Jornal Hoje’, superando todas as melhores expectativas“.
“Defini-la como Daniel Castro a definiu revela apenas os preconceitos do próprio jornalista“, acusou. Profissionais como Paulo Thiago Amparo, da Folha de S. Paulo, também se opuseram ao post do concorrente.
“Quantos jornalistas brancos tiveram seus erros gramaticais contabilizados em matéria do UOL? Sabe qual o nome desta obsessão em encontrar erros que nos coloquem num lugar subalterno? Racismo, puro e simples“, afirmou.
Em resposta, Daniel Castro afirmou: “O Notícias da TV mantém todas as informações publicadas e lamenta que o diretor de Jornalismo da Globo, autor de um livro que prega que não existe racismo no Brasil, tente confundir jornalismo com preconceito“.