João Pessoa é a terceira cidade no ranking nacional dos destinos mais vendidos no Brasil, conforme dados de setembro deste ano divulgados pelo Omnibees – website de reservas e vendas diretas da rede hoteleira.
No Top 11, oito destinos estão no Nordeste, mostrando a força da Região para atrair turistas brasileiros e estrangeiros na retomada da economia com a queda no número de casos da covid-19 e o avanço da vacinação pela população.
A capital paraibana registrou um crescimento de 145,10% nas reservas da rede hoteleira, ficando atrás apenas de Porto Seguro (BA), que registrou alta de 200,38%, e de Ipojuca (PE), que teve elevação de 198,12% nas reservas.
O resultado da pesquisa posicionou Fortaleza (CE) em quarto lugar, com crescimento de 139,88%; Natal (RN), em 7°, com 127,63% de alta; Maceió (AL), em 8°, com crescimento de 122,69%; Recife (PE), em 10°, com alta de 112,73%; e Salvador, em 10%, com 107,25% de crescimento.
Os dados confirmam as previsões da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, sobre o aumento da procura dos turistas por João Pessoa. De acordo com ela, a estatal intensificou um conjunto de ações de marketing sobre o Destino Paraíba, promovendo uma série de capacitações online e presenciais nas principais operadoras de turismo do Brasil, assim como a realização de roadshows nos maiores emissores de turistas para o estado, a exemplo de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília.
“No período da pandemia tivemos que criar mecanismos para darmos continuidade ao trabalho de divulgação do Destino Paraíba e acredito que esses dados da Omnibess referentes à ocupação da hotelaria já são resultado desse trabalho”, pontuou a executiva. Ruth Avelino estima que a alta temporada 2021/22 será uma das maiores de todos os tempos. “As pessoas estão vacinadas e muito mais confiantes para viajar. A Paraíba é um destino seguro e atende a todos os protocolos de biossegurança”, afirmou.
Os dados foram divulgados há duas semanas durante um webinário que contou com a participação do Hotellinvest, STR e o próprio Omnibees, oportunidade em que foram apresentadas análises sobre os caminhos da hotelaria na retomada da economia. A Omnibess analisou 4.949 equipamentos hoteleiros em 640 destinos no Brasil, a partir do início da pandemia da covid-19.