SELO BLOG FM (4)

Joanna Guerra crê em eleição polarizada em 2026: “Não há condições para terceira via”

FOTO: JOSÉ ALDENIR

A vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra (Republicanos), avalia que a eleição de 2026 para o Governo do Estado será marcada por uma disputa polarizada, sem espaço para uma terceira via.

Em entrevista à TV Agora RN nesta quinta-feira, ela destacou a necessidade de união entre os partidos de oposição para enfrentar o projeto de continuidade do governo atual e reiterou sua preferência pelo nome do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias, presidente estadual do Republicanos, como candidato a governador.

“Eu não acho que tenha outra via que não seja um palanque só. O cenário político traz isso muito claramente. Não há condições para uma terceira via”, declarou. Para ela, o eleitorado potiguar terá de escolher entre dois projetos distintos de Estado. “São dois lados e a população vai ter que escolher entre o projeto de Estado de um desses dois lados. Eu acredito que no final do ano, no início do ano, a gente já consiga ver com clareza essa situação.”

Por isso, ela defende a união da oposição. “Apesar de ter pessoas que têm o mesmo interesse, há uma construção coletiva. A gente entende que só tem como avançar unido, só tem como avançar com o nosso lado fortalecido. Esse nosso grupo vai jogar a favor do Rio Grande do Norte.”

Ela reafirmou apoio ao ex-prefeito de Natal. “Mais uma vez, reafirmo o meu apoio ao ex-prefeito Álvaro Dias, que tanto fez por Natal e que tem totais condições. É a pessoa preparada para assumir o Estado do Rio Grande do Norte.”

Ao mesmo tempo, destacou a importância de respeitar outros nomes que integram o grupo oposicionista, como o senador Rogério Marinho (PL) e o senador Styvenson Valentim (PSDB), que já se colocaram à disposição para disputar o governo. “Há um respeito mútuo de todos esses atores dentro do nosso grupo.”

Sobre o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), Joana admitiu que houve distanciamento em razão da proximidade dele com a senadora Zenaide Maia (PSD), vice-líder do Governo Lula no Senado. “Houve, naturalmente, um distanciamento por causa dessa parceria dele com a senadora Zenaide, que, na verdade, está há oito anos dentro de um grupo. É uma mistura, uma coisa estranha, atípica. Mas é um prefeito que está fazendo um bom trabalho em Mossoró, a gente precisa reconhecer.”

O papel do Republicanos

Como dirigente do Republicanos em Natal e secretária estadual de Mulheres Republicanas, Joanna afirmou que o partido continuará sob o comando de Álvaro Dias no Rio Grande do Norte. “O comando sem dúvida seguirá com esse grupo. Há um compromisso do ex-prefeito Álvaro Dias, que é presidente estadual do Republicanos, em fortalecer o partido no Rio Grande do Norte com a criação de novos diretórios, com a identificação de pessoas que possam realmente concorrer.”

Ela também não descartou a possibilidade de disputar um cargo em 2026, mas disse que o foco, por ora, é a gestão municipal. “Há possibilidade do meu nome, mas do nome de tantos outros, inclusive do nosso grupo, que tem interesse em concorrer. Não há definições em relação à minha candidatura. Meu foco está em Natal, está ao lado do prefeito Paulinho Freire, contribuir com o desenvolvimento da cidade.”

Projeto “Prefeitura e Você” chega a 5.200 atendimentos na estreia

Além de falar sobre o cenário político, Joanna apresentou um balanço da primeira edição do projeto “Prefeitura e Você”, que ocorreu no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte da capital. Realizada no último sábado 20, a ação liderada pela vice-prefeita levou diversos serviços da administração municipal e de parceiros para dentro da comunidade.

“Uma ação que não envolve só a entrega de serviços dentro da comunidade, mas envolve várias etapas. A gente começa com o diagnóstico das demandas para aquela região que é selecionada pelo município”, explicou. A escolha da localidade é feita com base em critérios como abrangência populacional, vulnerabilidade social e demandas reprimidas.

Na estreia, a iniciativa contou com 24 parceiros, entre eles o Sistema S, a OAB e empresas privadas. Foram oferecidos mais de 130 serviços, alcançando quase 5.200 atendimentos. “A gente colocou dentro da escola pelo menos oito médicos especialistas. A gente tinha pediatra, dermatologista, mastologista, clínico geral, oftalmologista. A gente fazia raio-x, emitia RG”, relatou.

A emissão de documentos foi um dos pontos de maior procura. “Teve relatos de pessoas que tentavam tirar ou registrar o RG desde janeiro e não conseguiam. Então foi uma grande procura neste nosso evento”, disse. A parceria para esse serviço foi firmada com a Câmara Municipal, a quem a vice-prefeita agradeceu.

O projeto será realizado mensalmente, sempre aos sábados de manhã, em diferentes regiões da cidade. A próxima edição já tem data marcada: 25 de outubro, no Planalto, com atendimento estendido às comunidades do Guarapes e Leningrado.

Segundo Joanna Guerra, a iniciativa tem dois objetivos centrais: prestar serviços de forma ágil e aproximar a gestão da população. “É também um momento de escuta. A presença do prefeito, da vice-prefeita e de secretários municipais. Pessoas que estão ali com a missão realmente de ouvir e de executar e de realizar por Natal.”

Tudo que a oposição foi contra foi positivo para Natal, diz vice-prefeita

Joanna também comentou a atuação da oposição à gestão do prefeito Paulinho Freire (União), classificando como legítimo o direito de criticar, mas considerando exageradas algumas resistências. “Em relação à oposição, eu compartilho da mesma opinião do prefeito, no sentido de que existem muitos projetos que são favoráveis ao desenvolvimento e ao crescimento da nossa cidade, que o grupo de oposição não concorda.”

Ela citou o caso da revisão do Plano Diretor, que recebeu duras críticas durante sua tramitação, mas que, segundo a vice-prefeita, já trouxe resultados concretos. “Hoje a gente vê a olho nu os benefícios que o Plano Diretor trouxe para a cidade de Natal. São quase R$ 3 bilhões de novos investimentos na nossa cidade. Um dado do Sinduscon traz que foram gerados 8 mil empregos na construção civil. Isso é fruto do Plano Diretor.”

Projetos como a engorda da praia de Ponta Negra e a criação do Parque Linear da Avenida Roberto Freire também foram mencionados como alvos de contestação. “Pessoas se colocando de forma opositora a um projeto que a cidade inteira deseja. Quem não quer que a Roberto Freire, em toda aquela extensão, tenha um parque em consonância com a preservação ambiental, de uso para bem-estar, lazer da população?”

Para ela, as críticas se repetem em diferentes iniciativas, mas os resultados práticos comprovam a importância das ações. “Em tudo que a oposição se colocou contrário, hoje a gente vê que foi muito positivo para a cidade de Natal.”

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui