
O Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC da Justiça Federal do Rio Grande do Norte celebrou acordo com o Movimento de Mulheres Olga Benário, em audiência de mediação ocorrida em ação de reintegração de posse, para que fosse realizada a desocupação pacífica e harmoniosa de prédio de propriedade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, localizado na Rua Apodi, no centro de Natal, que havia sido ocupado desde o último dia 25 de outubro. A audiência foi conduzida pelo Juiz Federal Carlos Wagner Dias Ferreira e pela servidora Maisa de Oliveira Meira, representantes no Estado do RN da Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
O acordo viabilizará a transferência de mulheres que se encontram em situação de risco e a disponibilização de novos prédios, mais adequados, seguros e acolhedores, para proteger mulheres vítimas de violência de qualquer natureza.
Ao final da audiência, destacou o Juiz Federal Carlos Wagner: “O acordo só ocorreu porque todos indistintamente que participaram da audiência se sensibilizaram, num belo gesto de doação, para a urgente necessidade de se criar novos canais de proteção das mulheres vitimizadas com qualquer tipo de violência que as aterroriza. Todos saíram engrandecidos e felizes com o desfecho que alcançamos”.
Participaram da audiência membros do Movimento Olga, Kívia Moreira Nunes, Bianca Soares Evangelista, Miró Aires de Almeida, Samara Martins da Silva e seu advogado, Lucas Arieh Bezerra Medina, representantes da Secretaria de Patrimônio da União, Adriano Platiny Rego, Franacisco Livonildo da Silva, Advogado da União, do Estado do Rio Grande do Norte, José Duarte Santana Procurador do Estado, Manoela Macedo e Vera Raposo, do Município do Natal,Valéria de Oliveira Ferreira, Jódia Ferreira Santos, Fernando Benevides, Procurador do Município, além de seus respectivos procuradores judiciais, além do Ministério Público Federal, Victor Manoel Mariz, e da Defensoria Pública da União, Lorena Costa D. Melo. Pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte estiveram presentes Maria do Carmo de Oliveira, Pró-Reitora de Administração, Erick Galvão da Silva, Diretor de Obras, e Flávia Camilla Pascoal, Procuradora Federal.

