Nesta sexta-feira, 26, se encerra a 48ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS) que contou com atletas de escolas públicas e privadas de todo o Estado. Na edição de 2018, o JERNS participaram, nas 12 regionais e nas fases finais, 1.212 escolas, somando um total de 44 mil alunos participantes e aproximadamente 5000 professores.
Com início no dia 12 desse mês, o campeonato teve jogos de 27 modalidades esportivas diferentes que foram divididas nas categorias: mirim – de 10 a 12 anos, infantil – de 13 a 15, e juvenil – de 16 a 18. Algumas categorias surpreenderam em número de competições. O futsal, por exemplo, teve um total 3 mil partidas no campeonato e Badminton que apesar de ser considerado um esporte novo para muitos, alcançou a marca de aproximadamente 500 partidas, só nas finais.
O estudante da Escola Estadual João Tibúrcio em Goianinha, Everton Castro, 17, é um dos atletas do Futsal e achou a experiência extremamente positiva. “Sou apaixonado pelo Futsal. O Jerns é a melhor competição que participei”, disse.
Além disso, os Jogos deste ano contaram com cerca de 5 mil pessoas contribuintes entre árbitros, coordenadores de esportes, gerentes de arenas e apoio técnico, assim como também do auxílio das aproximadamente 40 praças esportivas públicas e privadas para a realização das atividades.
Nas fases finais, os jogos foram sediados em Natal e, nessa edição, contaram com um total 14.027 alunos de 578 escolas do Estado, sendo premiados 5000 atletas, em todas as modalidades do campeonato. Desses alunos, 147 vão receber a medalha de Atleta Ouro – assim como também serão premiados 147 Técnicos Ouro.
Alojamento
Os competidores residentes de cidades no interior do Estado, vinculados às escolas públicas, contaram com alojamentos no Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC), em Lagoa Nova, que hospedou em torno de 1100 jogadores, entre, crianças, adolescentes e jovens diariamente, de forma rotativa. Além da hospedagem, foram distribuídas cerca de 3000 refeições diárias – entre café da manhã, almoço e janta, aos estudantes, totalizando cerca de 40 mil refeições durante as finais.