O senador Jean Paul Prates (PT/RN) participou na noite dessa sexta-feira, 02/08, da primeira edição do Festival Elas por Elas, na Praça da Árvore, em Natal. Único estado do país governado por uma mulher, Prates destacou o papel exercido pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, na defesa da igualdade de gênero e empoderamento feminino.
“A mobilização de hoje que, não é por acaso, acontece no estado governado por uma guerreira como Fátima, resume toda a luta das mulheres contra os retrocessos que estamos sofrendo no país”, disse Jean Paul. “Os retrocessos só vão piorar mas a nossa resistência precisa ser mais forte do que nunca”, frisou.
A abertura contou com presença de lideranças femininas do partido, como a presidenta nacional do PT, Gleison Hoffmann, da Secretária Nacional de Mulheres Anne Karolyne, da deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ), e pelo Rio Grande do Norte das deputadas Natália Bonavides e Isolda Dantas (PT/RN), bem como da governadora Fátima Bezerra (PT/RN), da vereadora Divaneide Basilio, e representantes de delegações e movimentos sociais. O deputado estadual Francisco nT e presidente estadual do partido, Júnior Souto, também estiveram presentes.
A deputada federal Benedita da Silva ressaltou a importância do Festival e, principalmente a necessidade de manter a luta. “Saiamos daqui com um objetivo: nós queremos mais mulheres na política. Nós queremos fazer a diferença”, pontuou.
Já a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reafirma a importância do evento e destaca que o festival “é um projeto das mulheres do PT para as mulheres de todo o Brasil.”
O projeto é executado pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT em parceria com as secretarias estaduais do partido e guiado pela defesa do avanço da igualdade de gênero e empoderamento feminino. Nas eleições do ano passado, a iniciativa ofereceu suporte para que as candidatas participassem da disputa com condições reais, além de oferecer formação política e de comunicação para as candidatas.
O empenho do Elas por Elas trouxe resultados. No pleito, a maioria das mulheres eleitas em 2018 é do Partido dos Trabalhadores. No total, foram 34 mulheres, sendo 10 deputadas federais, 21 estaduais, duas vice-governadoras e a única governadora do país, Fátima Bezerra, chefe do executivo aqui no estado do Rio Grande do Norte. A representatividade na eleição de Fátima fez que o estado fosse escolhido para sediar o evento.
O Festival Elas por Elas segue até o domingo, 04, na Praça da Árvore, em Mirassol. A programação do evento vai contar com atrações artísticas, mostra de filmes, desfile, teatro, mesas temáticas, oficinas, debates e palestras. Entre as artistas, estão nomes como Marina Lima, Barbara Eugênia, Josyara e As Bahias e a Cozinha Mineira.