O candidato do PSD a prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, faltou ao debate promovido pela TV Band na noite desta quarta-feira 21. Estiveram presentes o candidato à reeleição, Eraldo Paiva (PT), e a candidata Gabriela Trajano (Avante).
Um dos temas mais comentados foi a saúde. Os candidatos lamentaram o fato de São Gonçalo não ter recebido uma UPA quando Jaime Calado era prefeito da cidade.
O candidato à reeleição em São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, destacou suas realizações na área da saúde durante seu mandato. Ele afirmou estar construindo o primeiro hospital público da cidade, que contará com 135 leitos para atender a população. Além disso, Paiva mencionou a inauguração de duas unidades básicas de saúde, um centro odontológico e o Centro Especializado em Reabilitação (CER), que já está em funcionamento para beneficiar os moradores da região.
Durante o debate, Paiva criticou seu adversário Jaime Calado por ter rejeitado a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) quando foi prefeito da cidade. O atual prefeito questionou Calado sobre a decisão e ressaltou que, por conta dessa rejeição, a população ainda sofre com a falta de uma UPA. “Hoje, o nosso povo ainda sofre sem uma UPA, que você recusou a construir, por quê?”, indagou Eraldo Paiva, enfatizando a importância de uma estrutura de saúde mais robusta para a cidade.
Eraldo Paiva destacou que São Gonçalo do Amarante já esteve entre as 10 cidades mais violentas do país, mas que, graças às ações de sua administração e à parceria com o presidente Lula, e a governadora Fátima Bezerra, os índices de violência foram reduzidos.
Ele mencionou a contratação de novos agentes de segurança, a criação da Patrulha Maria da Penha, a aquisição de novas viaturas e equipamentos, além da implementação de um plano de carreira para os agentes de segurança.
Eraldo criticou o candidato ausente do debate, afirmando que ele não quis debater os problemas de São Gonçalo por não respeitar a população local. “Inclusive ele é contra o armamento da guarda municipal”, destacou Eraldo Paiva.
Gabriela Trajano, do Avante, destacou a importância do turismo, educação, da saúde e afirmou que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro foi quem iniciou o financiamento desse projeto do hospital geral. Ela disse que é bolsonarista e que representa a direita na disputa.
Agora RN