A deputada estadual reeleita Isolda Dantas (PT) chamou o presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), de “pedófilo” durante um ato de campanha no Rio Grande do Norte. A fala foi gravada em vídeo e circula nas redes sociais.
O vídeo mostra que a deputada se aproxima de mulheres, que não aparecem nas imagens. Uma delas diz: “Aqui é Bolsonaro”, e gargalha. Isolda, então, questiona: “ Vocês, jovens desse jeito, votar em um homem que não respeita a gente”. A eleitora pontua: “Isso mesmo, estou defendendo o meu futuro”.
A deputada, em seguida, declara: “Com Bolsonaro? Uma pessoa que é pedófilo?”. A mulher depois questiona: “Tem prova?”. E a deputada petista afirma: “Tem, ele disse! Você não viu a entrevista dele?”. O vídeo, que parece ser filmado às escondidas, é encerrado neste momento da conversa.
Procurada pela reportagem do AGORA RN, a assessoria de comunicação de Isolda Dantas informou que a deputada não vai se posicionar sobre o assunto.
Isolda se referiu, no vídeo, a uma declaração de Bolsonaro, em que ele usa a expressão “pintou um clima” para se referir a adolescentes venezuelanas. O vídeo que viralizou nas redes sociais é de um trecho de uma entrevista que o presidente concedeu a um podcast na última sexta-feira 14.
O presidente, durante a entrevista, detalhou um encontro que teve com meninas venezuelanas em São Sebastião, na periferia do Distrito Federal. “Parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, três, quatro, bonitas; de 14, 15 anos, arrumadinhas num sábado numa comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei, ‘posso entrar na tua casa?’
Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, [num] sábado de manhã, se arrumando — todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas, 14, 15 anos se arrumando num sábado para quê? Ganhar a vida. Você quer isso para a tua filha, que está nos ouvindo aqui agora? E como chegou neste ponto? Escolhas erradas”, declarou ele.
Em vídeo publicado na terça-feira 18 ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o presidente se desculpa pela fala. “Se minhas palavras, que, por má-fé, foram tiradas de contexto, foram de alguma forma mal-entendidas ou provocaram algum constrangimento a nossas irmãs venezuelanas, peço desculpas”, disse Bolsonaro no vídeo. “As palavras que eu disse refletiram uma preocupação da minha parte no sentido de evitar qualquer tipo de exploração de mulheres que estavam vulneráveis”.
Agora RN