
O vereador de Natal Irapoã Nóbrega (Republicanos) fez um duro pronunciamento nesta semana e repudiou os atos de vandalismo que atingiram o monumento dos Três Reis Magos poucas horas depois de a Prefeitura concluir uma revitalização no local. Em um discurso na Câmara Municipal, o vereador condenou o episódio e cobrou providências.
“Esses imbecis e bandidos não veem que o dinheiro sai do próprio bolso deles, da família deles. Deixem de ser jumentos”, disparou o parlamentar, sobre os criminosos que picharam o monumento.
A pichação ocorreu na madrugada da última quarta-feira, pouco depois de a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) ter concluído a pintura do monumento, que é cartão-postal da cidade. “Tinha acabado de ser pintado, não tinha nem 24 horas. Infelizmente, esses vândalos foram lá e depredaram de novo”, criticou Irapoã.
O vereador criticou o prejuízo aos cofres públicos com a necessidade de refazer o serviço e disse que a própria população está pagando a conta. “Da mesma forma que a Semsur restaurou, vai ter que fazer de novo. Vai ser mais um custo para o município de Natal.”
O parlamentar enfatizou sua crítica na falta de consciência de quem depreda o patrimônio público. “Tem que pensar na cidade, não podem pensar só em si. É revoltante ver uma obra recuperada com recurso público ser destruída dessa forma no dia seguinte”, concluiu.
Balanço do mandato
Além da reação ao caso do monumento, Irapoã discursou na Câmara sobre as atividades legislativas no 1º semestre. Ele disse ter apresentado mais de 200 requerimentos em seis meses de mandato, voltados principalmente às demandas da população por meio das secretarias municipais.
“São reivindicações simples, mas que fazem diferença na rotina de quem vive na cidade”, disse.
O vereador ainda listou projetos de lei de sua autoria, como o que cria a Política Municipal de Atenção ao Princípio Social nas Escolas, voltada à saúde mental de alunos e profissionais da educação. Lembrou também seu papel como relator de propostas relevantes em tramitação na Câmara, como o projeto de lei de autoria da vereadora licenciada Nina Souza (União) sobre substituição de cabeamento aéreo por subterrâneo e o projeto “Praça Parceira”, do vereador Cláudio Custódio (PP).
Durante o discurso, Irapoã também destacou o reconhecimento de utilidade pública ao projeto Meninos da Bola, voltado à inclusão de crianças e adolescentes por meio do esporte em Mãe Luiza. E reforçou que seu mandato seguirá ativo durante o recesso parlamentar: “Nosso trabalho não é sobre grandes discursos, é sobre resultado, responsabilidade e entrega.”
Agora RN

