SELO BLOG FM (4)

IPTU 2026: prazo para desconto de 16% termina sexta-feira (9); Sefin destaca canais digitais

FOTO: DIVULGAÇÃO

O prazo para garantir o desconto de 16% no pagamento antecipado do IPTU 2026 está na reta final, e os contribuintes têm até a próxima sexta-feira (9) para aproveitar o benefício. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), contempla a quitação em parcela única e inclui, no mesmo boleto, a Taxa de Lixo e, no caso de imóveis do tipo terreno, a Contribuição de Iluminação Pública (Cosip).

O desconto é destinado aos contribuintes que estavam em dia com todos os tributos municipais até 30 de dezembro de 2025 e que realizarem o pagamento dentro do prazo. De acordo com o secretário titular da Sefin, Marcelo Oliveira, este é um momento decisivo para quem deseja garantir o benefício.

“O pagamento antecipado do IPTU oferece uma vantagem concreta ao contribuinte, com economia imediata e diversas facilidades de pagamento. Nosso objetivo é garantir clareza, praticidade e acesso para que cada cidadão possa escolher a melhor forma de quitar seus tributos”, destacou o secretário.

Marcelo Oliveira explicou ainda que a medida garante economia direta no valor do imposto, ao mesmo tempo em que contribui para o planejamento financeiro das famílias e para a regularidade fiscal dos imóveis.

Para facilitar o acesso e ampliar as opções de atendimento, a Prefeitura enviou pelos Correios mais de 118 mil boletos impressos a contribuintes adimplentes até o final de novembro. Deste total, cerca de 32 mil já efetuaram o pagamento integral. A Secretaria Municipal de Finanças reforça que a emissão e reemissão dos boletos pode ser feita integralmente pelos canais digitais, garantindo mais agilidade, comodidade e segurança no atendimento.

O atendimento presencial é destinado aos contribuintes que estão em dia com seus tributos. Já aqueles que possuem débitos ou pendências devem realizar o atendimento exclusivamente pelos canais digitais, especialmente pelo WhatsApp da Sefin, onde é possível regularizar a situação, emitir ou reemitir boletos e resolver todas as demandas de forma prática e sem deslocamento.

No caso das pessoas que perderam o prazo para aderir ao pagamento antecipado, a Prefeitura disponibilizará a opção de parcelamento em até 10 vezes, com envio dos carnês pelos Correios. A primeira parcela vencerá em 20 de fevereiro para imóveis localizados nas zonas Sul e Leste, e em 20 de março para imóveis das zonas Norte e Oeste.

Como emitir o boleto

Os boletos podem ser emitidos ou reemitidos pelo portal da Sefin, por meio do site natal.rn.gov.br/sefin, ou pelo portal Directa (directa.natal.rn.gov.br). Também está disponível atendimento digital automatizado pelo WhatsApp, no número (84) 98786-1990. Basta enviar “Oi”, digitar “IPTU2026” ou o código “116” e seguir as instruções, informando CPF e data de nascimento, no caso de pessoas físicas.

Formas de pagamento

O IPTU 2026 pode ser pago via PIX, em qualquer banco, por meio de convênio com o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, além de cartão de crédito e canais digitais do Banco do Brasil. Correntistas do BB ainda podem consultar e pagar o imposto diretamente pelo aplicativo, internet banking ou terminais de autoatendimento, sem necessidade de boleto.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui