O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio Grande do Norte (Iphan-RN), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), realizará, nos dias 23 e 24 de abril, um encontro com detentores de bens culturais do estado. O evento é uma atividade de salvaguarda e reunirá detentores da Literatura de Cordel, Teatro de Bonecos do Nordeste, Festa de Sant’Ana, Capoeira, Repente, Forró e Choro.
O objetivo é a integração e articulação dos detentores das diversas regiões e práticas culturais do estado. Além das pessoas que atuam na capital e região metropolitana, o Iphan levará a Natal 45 artistas, praticantes ou fiéis residentes no interior do estado para participar deste evento. A atividade conta com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN).
O evento terá reuniões setoriais para cada bem registrado, palestras sobre a política de Patrimônio Imaterial do Iphan e planos de salvaguarda e sobre elaboração de projetos culturais, além da apresentação de chorinho, forró, repente, cordel, teatro de bonecos e capoeira.
Detentores de bens culturais
A preservação dos patrimônios imateriais, como as festas e celebrações, as músicas, danças, comidas, saberes e técnicas próprias da diversidade cultural é efetivada quando essas práticas são vivenciadas pelas pessoas, os detentores de bens culturais. Detentores são os sujeitos com motivações em suas comunidades, em condições, com garantias, liberdade e interesses em vivenciar e preservar, de modo dinâmico e criativo, as expressões de suas identidades culturais.
Agora RN