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Ipem/RN e Procon Estadual apresentam balanço da Operação Dia dos Pais

 DAS LOJAS VISITADAS PELO IPEM/RN APENAS TRÊS APRESENTARAM IRREGULARIDADES E FORAM NOTIFICADAS.(FOTO: ARGEMIRO LIMA)


DAS LOJAS VISITADAS PELO IPEM/RN APENAS TRÊS APRESENTARAM IRREGULARIDADES E FORAM NOTIFICADAS.(FOTO: ARGEMIRO LIMA)

De 04 a 14 de agosto o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN), junto ao Órgão Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN), realizou a Operação Dia dos Pais.  O Ipem/RN tinha como objetivo verificar as etiquetas em produtos do vestuário masculino e orientar o consumidor com relação às indicações que devem constar na etiqueta e que obedecem ao regulamento técnico aprovado pela resolução de número 06/2005 do Conselho de Metrologia (Conmetro).

O Procon/RN fiscalizou se havia alguma informação de preços dos produtos e serviços oferecidos, disponibilidade do Código de Defesa do Consumidor para consulta e se constava o telefone do Procon em local de fácil visualização. Durante os 10 dias de operação, os órgãos visitaram 937 estabelecimentos, nas cidades de Natal, Parnamirim e Mossoró. Várias irregularidades que burlam o Código de Defesa do Consumidor foram encontradas, as principais situações foram as de publicidade enganosa e os preços abusivos.

Enquanto o Ipem/RN encontrou peças do vestuário sem as informações nas etiquetas e produtos sem a marca do Inmetro. Segundo Cyrus Benavides, Diretor do Ipem/RN e Coordenador Geral interino do Procon/RN, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc) e a Delegacia do Consumidor (Decon) deram todo os suporte necessário à operação.

“Somamos esforços com a Sejuc, que foi nossa parceira, e tivemos o apoio da Delegacia do Consumidor que ficou todo o tempo dando o resguardo as nossas equipes. E juntos, Ipem e Procon percorreram das lojas mais simples aos shoppings para não só notificar, como para educar”, finalizou ele. Durante a coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 15, o Secretário da Sejuc, Wallber Virgulino, disse estar satisfeito com o desempenho do Procon.

“O direito do consumidor é um direito que atinge do pobre ao rico, daí a importância da fiscalização, da cobrança e das medidas que o Procon vem adotando”, diz. Das lojas visitadas pelo Ipem/RN apenas três apresentaram irregularidades e foram notificadas. Para dúvidas e reclamações ligue, 0800-281-4054 ou entre em contato pelo e-mail: [email protected].

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