O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) realizou, de janeiro a dezembro de 2023, 28.510 verificações para a garantia do correto funcionamento de diversos instrumentos como bombas de combustíveis, sistema de medição de GNV, balanças, taxímetros, esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), radares, produtos pré-medidos, entre outros. Também foram realizadas 3.322 ações de fiscalização em produtos certificados e regulamentados pelo Inmetro como: brinquedos, fios e cabos elétricos, materiais escolares, eletrodomésticos, produtos têxteis, entre outros. No total foram 31.832 itens fiscalizados em todo o Rio Grande do Norte.
Dentre os instrumentos verificados 774 apresentaram irregularidades. Dos quais as bombas de combustível tiveram mais inconsistências com erros em 6% dos equipamentos verificados. O segundo item com mais erros foram os taxímetros que apresentaram diferenças nas medições em 4% dos instrumentos fiscalizados.
Nos casos em que a irregularidade possa trazer prejuízo ao consumidor, os instrumentos foram retirados de uso até a realização do reparo por uma oficina credenciada pelo IPEM/RN. Os responsáveis também são autuados e podem ser multados.