SELO BLOG FM (4)

Investigação de “Central de Fake News” para fins políticos avançam no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO/MPRN

Uma rede de criação e propagação de notícias falsas e caluniosas, montada no Rio Grande do Norte para manchar a imagem de figuras públicas, está sendo desbaratada pela Operação Desfarsa, coordenada pelo Ministério Público do Estado. As investigações estão adiantadas, próximas de uma conclusão e reforçam os indícios de contratação de pessoas remuneradas, detentoras de perfis com muitos seguidores nas redes sociais, que reproduzem e divulgam notícias falsas em suas páginas.

Essas falsas notícias são criadas com a finalidade de afetar negativamente imagens e reputações, propagando conteúdo inverídico pela internet. As veiculações são ocasionalmente feitas em alguns blogs e portais, também remunerados ou associados ao grupo, com o mesmo propósito de beneficiar interesses políticos e pessoais dos responsáveis pelo que vem sendo chamada de “Central de Fake News”.

A Operação Desfarsa já rendeu o cumprimento de mandados de busca e apreensão em Natal, Parnamirim e até fora do Rio Grande do Norte, em cidades de Santa Catarina e Bahia. As investigações estão avançadas e, reservadamente, fontes envolvidas com elas indicam que o desfecho da apuração está próximo.

A expectativa é de que virão muitas revelações e surpresas com a conclusão das investigações.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui