O clima ameno, as trilhas e a nascente do Rio Potengi, um dos principais afluentes do Rio Grande do Norte, atraem turistas durante o inverno à cidade de Cerro Corá, localizada a 150 km de Natal.
No município, uma trilha leva até a nascente do Potengi. São 500 metros de ida e 500 metros de volta, em um caminho compactado pelo pisoteio do gado.
“Eles vêm tomar água e vão pisoteando, o que compacta o solo. Então, essa ‘aguazinha’ que vinha por baixo vai procurando outros cantos mais porosos para sair”, explica o guia Genilson.
O Rio Potengi percorre 170 km até desaguar no Oceano Atlântico, na capital potiguar, e tem uma relação direta com o nome do estado.
A antiga capitania hereditária do Rio Grande, que deu origem ao estado, foi nomeada pelos portugueses após se depararem com o encontro do rio com o mar.
E em Cerro Corá, em uma manhã só dá para conhecer a nascente do Rio Potengi e seguir de canoa até um paraíso particular: a Ilha do Sossego do Canário, lugar ideal para quem quer fazer um isolamento social.
As redes, o canto dos pássaros… Na Ilha do Sossego do Canário, a sensação é de que a vida tem outro ritmo.
G1RN