SELO BLOG FM (4)

Intenção de compras para o Natal 2020 cai no Rio Grande do Norte

CONFORME O ESTUDO, AS PESSOAS QUE ADQUIRIRÃO PRESENTES O FARÃO PARA FILHOS, MÃES E CÔNJUGES, À MAIORIA. FOTO: ILUSTRAÇÃO/GETTY

Desemprego, falta de dinheiro e dívidas acumuladas são os principais fatores apontados pelos potiguares que não pretendem presentear parentes ou amigos nas festividades natalinas que se aproximam. Conforme pesquisa do Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (DEES/Fecomércio-RN), o recuo na intenção de compras nesta semana, crucial para o comércio varejista em todo o Brasil, é de 11,9 pontos percentuais em Natal (de 67,1% para 55,2%) e de 14,5 pontos percentuais em Mossoró (de 66,0% para 51,5%), ante o mesmo período de 2019. Apesar dessa queda, o valor estimado para gastos nas duas cidades, chamado de tíquete médio, é maior neste ano.

De acordo com a Fecomércio/RN, o fim do ano é o período mais lucrativo para o comércio. Neste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus e dos reveses causados à economia, o período era aguardado com ansiedade para aumentar a lucratividade dos negócios e, dessa forma, mitigar os números negativos acumulados ao longo do ano. “O Natal é a data mais lucrativa do comércio brasileiro e em tempos de pandemia, toda oportunidade de venda é válida”, destaca a Fecomércio RN. Para compor a pesquisa, o DEES entrevistou 1.100 pessoas entre os dias 20 de novembro e 1º de dezembro.

Conforme o estudo, as pessoas que adquirirão presentes o farão para filhos, mães e cônjuges, à maioria.  “Os consumidores que irão às lojas estarão procurando por, principalmente, roupas e brinquedos, no qual os índices foram muito próximos em Natal e em Mossoró. Na capital potiguar, segue o ranking dos produtos mais desejados: calçados (16,9%), perfumes e cosméticos (15,1%), eletrônicos (7,5%). Em Mossoró, são os perfumes/cosméticos (21,5%), calçados (19,2%), acessórios pessoais (6,5%)”, detalha o DEES.

Por causa do recebimento do 13º Salário, uma renda a mais neste mês para os trabalhadores com vínculos formais, além do pagamento da última parcela do Auxílio Emergencial para mais de 50% das famílias potiguares, a intenção  de comprar mais de um presente (entre aqueles que irão às compras) é 60,8%. Esses pretendem comprar até três produtos. Outros 38,9% planejam adquirir quatro ou mais itens para o ciclo natalino. Esses dados são referentes aos consumidores natalenses, explica a Fecomércio RN.

No que diz respeito aos clientes mossoroenses, a pesquisa aponta que a maioria dos entrevistados pretende comprar no máximo três presentes, sendo que 27,6% dois itens; 22,2% três itens e 18,4% um item. Aqueles que pretendem comprar quatro ou mais somam 31,8% das intenções.

Com informações da Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui