O Dia das Mães deste ano deve levar 1 em cada 3 natalenses às compras, segundo levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio RN (IFC). Até o dia 12 de maio, 75% da população da capital potiguar deve sair na busca por presentes para mães, avós, esposas e sogras, um comportamento que deve movimentar cerca de R$98 milhões nos segmentos de comércio e serviços locais.
A expectativa é que o consumidor invista uma média de R$167,18 na compra de apenas um presente. O valor é 5,4% maior quando comparado ao ticket médio de 2023. Dentre os produtos campeões de venda, lideram os perfumes e cosméticos (37,3%), seguidos de itens de vestuário (29,6%) e calçados ou bolsas (14,5%). Os shopping centers seguem como principal local de compra para 55,5% dos entrevistados, com um aumento significativo em comparação com o registrado em 2023, quando esse índice era de 42,5%.
Para Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping, esse crescimento é reflexo da maior segurança e comodidade que o segmento oferece ao público consumidor. Somado a isso, uma das estratégias para atrair a clientela neste período é investir em campanhas promocionais, com brindes instantâneos e a mecânica “compre e ganhe”.
No Natal Shopping, nas compras a partir de R$400, os clientes ganham um vinho Carmen Discovery 750 ml e a chance de concorrer a um carro elétrico BYD Mini Dolphin 0km, conforme exemplifica Felipe. Para a Ancar Ivanhoe, administradora do Natal Shopping, a estimativa é que a ação traga um resultado positivo em relação ao ano passado, com um aumento de 13% nas operações de alimentação e de 10% nos artigos presenteáveis.
Experiência atrai na hora das compras
Para promover uma experiência completa, foi instalado no mall um lounge instagramável e temático, onde os clientes poderão fazer a troca de seus cupons pelo brinde e o seu número da sorte. Além disso, uma programação especial acontece na véspera da grande data. De 7 a 9 de maio, no Fórum de Mães, uma série de rodas de conversa e palestras abordam o tema “Famílias conectadas: todos navegando juntos”.
O evento convida especialistas para discutir como lidar com a maternidade em uma realidade hiperconectada e oferecer insights valiosos para as mães e famílias. O acesso é gratuito, bastando se inscrever pelo aplicativo do shopping.
“A experiência que os shoppings oferecem aos clientes é um fator que faz a diferença na hora de escolher o local de compras”, analisa Felipe Furtado. “Hoje, o cliente não compra apenas pelo mix de lojas, mas também pela identificação com a marca e ações que agregam valor e conhecimento. Temos investido muito nessa esfera e esperamos colher os resultados, não só nas vendas, mas principalmente fortalecendo o vínculo com os nossos clientes e suas famílias ao proporcionar um momento mais especial para celebração da data”, complementa.