O Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu seleção para ingresso no Programa Talento Metrópole. A inciativa oferece formação em Tecnologia da Informação (TI) para jovens de até 19 anos com altas habilidades ou superdotação.
As inscrições para participar do programa estão abertas até o dia 27 de junho e só podem ser feitas online, por meio do formulário de inscrição. Também é necessário o envio de toda a documentação exigida no edital para o endereço [email protected].
Ingresso
Segundo o IMD, a seleção para ingresso no Talento Metrópole acontece em duas etapas. A primeira consiste em um teste (de avaliação de habilidades em TI, inteligência e criatividade), a ser realizado no dia 29 de junho, às 8h, na sede do Instituto Metrópole Digital.
Os 45 aprovados nessa fase participarão da seguinte, que toma forma no Curso de Inverno do IMD – semana de formação e oficinas de TI, que vai acontecer de 8 a 12 de julho.
O Instituto explica que, com base na participação no Curso de Inverno, será feita análise de desempenho, com geração de média para cada participante. Os que atingirem as melhores médias serão convidados para participar do Talento Metrópole. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 22 de julho, no portal do IMD, na aba “Editais”.
Requisitos e proposta
A proposta do Programa Talento Metrópole é voltada para estudantes com até 19 anos de idade, que estejam cursando o ensino médio ou os três últimos anos do ensino fundamental II (7º, 8º e 9º anos) em escolas públicas ou privadas. Os aprovados no programa participam de diversos cursos e oficinas, que desenvolvem as habilidades e potencializam as capacidades cognitivas com a produção tecnológica.
De acordo com o IMD, para isso ao participar do programa, o jovem é acompanhado por um tutor, com o qual desenvolve um plano individual de trabalho que abrange interesses, habilidades e competências.
Além disso, é permitido ao aluno cursar componentes curriculares de diferentes níveis de formação, inclusive de graduação e pós-graduação, com o acompanhamento de uma equipe especializada.
“O Brasil é um país que desperdiça seus talentos, apesar das leis que deveriam garantir a oferta de programas especializados, uma vez que se trata de grupo com necessidades educacionais especiais. Constata-se que, no âmbito das altas habilidades/superdotação, o ensino tradicional, na maioria das vezes, falha e se torna desinteressante, uma vez que tende a ignorar o papel ativo do aluno no processo de aprendizagem, homogeneizando interesses e percursos, estabelecendo a validade de determinados conteúdos e ignorando outros, cerceando a criatividade e as rotas alternativas de construção de conhecimento”, explica a coordenadora do Talento Metrópole, a professora Izabel Hazin.