SELO BLOG FM (4)

Instituto de Medicina Tropical da UFRN registra aumento de testes positivos para Covid-19 no RN em novembro

ORGANIZAÇÃO APONTA QUE NÚMERO DE CASOS POSITIVOS SE APROXIMA AO REGISTRADO NOS MESES DE PICO DA DOENÇA, EM JUNHO E JULHO. FOTO: DIVULGAÇÃO/UFRN

O Instituto de Medicina Tropical da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou um aumento significativo no número de resultados positivos em testes de Covid-19 realizados em novembro. Segundo o IMT, a quantidade se aproxima dos meses de pico da doença, em junho e julho. Também destacou que, somente no primeiro dia de dezembro, foram registrados 208 testes positivos.

De acordo com o instituto, foram 3.579 resultados positivos para Covid-19 em julho; 1.990 em agosto; 1.190 em setembro; 808 em outubro; e 2.785 em novembro.

“Estamos vivendo um momento crítico com relação à pandemia da Covid-19, com claro aumento nos casos. Nós voltamos, em novembro, à situação observada em junho e julho. Esse aumento irá repercutir no adoecimento de pessoas com algum tipo de comorbidade. Novamente, haverá uma demanda excessiva dos serviços de saúde com eventual saturação”, analisa a cientista Selma Jerônimo, diretora do IMT.

No total, o IMT realizou 57.773 testes de Covid-19 até novembro, sendo 49.273 exames do tipo RT-PCR e 8.500 do tipo sorológico.

Dos 49.273 exames do tipo RT-PCR,15.360 foram positivos para a doença, representando 31%. Dos 8.500 testes sorológicos, 1.700 deram positivo, equivalente a 28%.

A diretora do IMT aponta ainda que o aumento de casos da doença observado no Brasil e nos Estados Unidos, além de países da Europa, mostra que aglomerações sem os cuidados preventivos resultam em maior propagação do vírus. Ela reforça que o momento exige cautela e participação de todos para minimizar risco e diminuir a transmissão. Medidas de prevenção como o distanciamento social, a higiene das mãos e uso de máscaras devem ser ampliadas.

G1RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui