A Caminhada Histórica do Natal, que já está em sua 9ª edição, promove pela terceira vez consecutiva o Concurso de Música do Natal – Cantando a História. O objetivo é promover a ascensão de artistas potiguares e criar um acervo musical de produções sobre a cidade do Natal. As inscrições são gratuitas e já estão abertas, até às 18h do dia 25 de novembro. Ao final da primeira etapa do processo seletivo, serão escolhidas 12 canções para serem interpretadas em um show virtual, no dia 19 de dezembro, transmitido do Solar Bela Vista pelo canal do youtube da Viva Promoções. As interpretações da live serão julgadas por um comitê profissional e os três primeiros lugares serão premiados.
A participação é aberta para todos os compositores residentes em terras potiguares e que tenham interesse cultural em compor e interpretar temas em homenagem ao centro histórico e às referências culturais da cidade do Natal. “Com o concurso, visamos difundir a música potiguar, principalmente aquela não contemplada no dia a dia pelos meios de comunicação, promovendo os compositores e intérpretes da cidade e proporcionando ao público o contato com um repertório autoral criativo com vistas à sua ampliação”, conta Jarbas Filho, diretor da Viva Entretenimento. Os interessados em se inscrever, devem enviar a submissão para o e-mail [email protected] e se certificar de cumprir todos os requisitos presentes no edital (disponível em https://linklist.bio/vivaentretenimento, também acessível pela bio do instagram @vivapromocoes).
A seleção será realizada por uma curadoria convidada pela Comissão Organizadora e formada por profissionais vinculados à música e ao Centro Histórico de Natal. Serão avaliados os seguintes critérios: originalidade do tema abordado na composição inscrita; letra; harmonia e melodia. A lista das 12 composições classificadas estará disponível a partir do dia 28 de novembro.
A Caminhada Histórica do Natal é uma realização da Viva Entretenimento e é um projeto oficial da programação do Natal em Natal, com patrocínio da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão; Governo do Estado do RN, através da Lei Câmara Cascudo; e Unimed Natal, Arena das Dunas, CEI, Pulse, Plano e Coca-Cola.