Depois de várias horas de combate durante a madrugada, o incêndio no Morro do Careca foi controlado na manhã desta quarta-feira (07). O Corpo de Bombeiros Militar combateu as chamas e contou com o apoio do Potiguar 01, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Os militares foram acionados por volta das 21h15 dessa terça-feira (06). De acordo com o Coronel Monteiro, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM-RN), o incêndio não foi considerado de grandes proporções, já que a própria vegetação ajudou para que o fogo não se propagasse com mais intensidade.
“Não foi um fogo de grande proporção uma vez que estamos fora da temporada de incêndios florestais, a mata está muito verde. Essa água que é retida pela vegetação ajuda na não propagação do fogo, por isso não se tornou um grande sinistro. Foi um sinistro de médio porte”, explicou.
Segundo Monteiro, ainda não é possível afirmar se o incêndio foi criminoso. “Em se tratando da época do ano, fora da temporada dos incêndios florestais, se fosse em agosto, a gente estaria com condições favoráveis de um pequeno foco iniciado por ação humana iria eclodir de uma forma que ficaria muito difícil de controlar, mas não podemos adiantar nada disso. Se foi criminoso ou se foi sem a intenção, isso vai ser levantado”, explicou.
O comandante do CBM destacou ainda que os bombeiros e o Itep vão se reunir para traçar a melhor forma de levantar os indícios sobre o início do incêndio.