O trânsito na região da avenida Maria Lacerda, em Nova Parnamirim, vai ser alterado a partir da próxima semana, se o clima permitir a conclusão de detalhes das obras realizadas no local. O serviço é feito pela empresa Leroy Merlin, com autorização e vistoria da Prefeitura de Parnamirim e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). A construção da primeira loja da marca francesa na marginal da BR-101 demandou as alterações. Ela deve ser inaugurada no final de setembro.
De acordo com a empresa, a previsão é de que no final se semana o trânsito já possa ser modificado na região. A Prefeitura, por outro lado, aponta que a intervenção é prevista para a quarta-feira (13). Logo que o trânsito for alterado, equipes de agentes municipais serão destacadas para orientar o fluxo.
“Na última quarta-feira (6), tivemos uma reunião no bairro, com representantes do Dnit, da secretaria de Obras e vereadores de Parnamirim para explicar as mudanças à população”, afirmou Jolair de Souza, diretor da loja. A empresa investiu cerca de R$ 4,5 milhões nas mudanças, incluindo asfaltamento de ruas e instalação de postes e semáforos.
“Com certeza é uma melhoria que vai dar mais fluidez ao trânsito no município. Nós vamos ter equipes orientando a população e iremos distribuir um panfleto com um mapa explicativo”, declarou o secretário de Trânsito e Transporte de Parnamirim, Laizomar Wanderley da Silva.
Com as alterações, o trânsito da avenida Maria Dolores, que liga a avenida Maria Lacerda à BR-101, vai voltar a ter mão e contramão. Hoje ela funciona apenas como saída do bairro – quem segue para Natal usa a faixa da direita e quem vai para Parnamirim segue, na mesma direção, porém pela faixa direita.
A partir da mudança, conforme explica Jolair, quem chegar ao bairro vai voltar a entrar pela avenida Maria Dolores (pela marginal da BR) e seguir direto para a Maria Lacerda – a separação entre as duas vias é apenas uma curva em formado de “s” – não sendo mais necessário entrar pela avenida Abel Cabral e usar a Rua Arnaldo Barbalho Simonete para ir à Maria Lacerda. Essa rua, que as pessoas usam atualmente como ligação entre as duas principais avenidas do bairro, vai ser mão única no sentido à Abel Cabral – invertendo o fluxo atual.
Já a Rua Antônio Lopes Chaves, que sai da avenida Abel Cabral e atravessa a avenida Maria Dolores, passando por trás da Leroy Merlin também terá mão única, sendo que seguindo o fluxo contrário, como se fosse toda faixa direita. Um semáforo já foi instalado no cruzamento da rua com a avenida. Essa rua será a rota utilizada pelos moradores e frequentadores de Nova Parnamirim que quiserem chegar à BR-101 para seguir rumo a Parnamirim. Após entrar nela, o motorista fará uma conversão à direita na rua Antônio Lopes Filho, seguindo que vai dar na marginal da BR-101. Lá haverá um retorno para pegar o semáforo e atravessar a BR em direção ao centro do município. “Todas essas ruas estão sendo asfaltadas. Também vamos instalar outro semáforo na rua Antônio Lopes Filho”, concluiu Jolair.
NOVO