Segundo informou a Receita Federal, os contribuintes que ainda não concluíram suas declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física de 2016 precisarão fazer download de uma nova ver~sao do programa gerador dos dados. Um problema na versão disponibilizada até esta quinta-feira (03), fazia com que a verificação do CPF de dependentes não fosse feita com precisão.
Para as pessoas que preencheram a declaração, total ou parcialmente, e ainda não fizeram a transmissão, não haverá perda de dados. As informações serão transferidos para a nova versão. O contribuinte deve baixar o programa atualizado, terminar o preenchimento e fazer a transmissão. Aqueles que tentarem transmitir a declaração feita na versão original do programa receberão um aviso alertando sobre a necessidade de fazer o download da nova versão.
De acordo com o Fisco, quem já transmitiu a declaração não precisa tomar nenhuma providência, já que os dados serão transferidos automaticamente pelo sistema da Receita. As pessoas que ainda não fizeram a download do programa já encontram no site da Receita Federal a versão atualizada do programa, que apresenta uma fase de verificação mais robusta.
Até às 17 horas desta quinta-feira 765 mil declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita. O prazo de entrega vai até o dia 29 de abril.
Estadão