O último período chuvoso não foi muito generoso para os reservatórios do estado, o que pode gerar a algumas restrições de uso em alguns deles. Entre eles Umari, em Upanema e Santa Cruz, em Apodi, para os quais são estudados reduções de vazões e restrições. A Barragem de Umari, na cidade de Upanema, localizado na bacia Apodi-Mossoró perdeu 3,9 milhões de metros cúbicos entre as medições do dia 06/04 e 11/05. Ele tinha 18,7% e agora sua capacidade é de 14,4% do total.
Localizado na mesma bacia hidrográfica, porém na cidade de Apodi, a barragem de Santa Cruz perdeu cerca de 8 milhões de metros cúbicos no último mês. O reservatório que tem a capacidade máxima de quase 600 milhões de m³, hoje tem apenas 28,4% de sua capacidade inicial, o que no início do mês era 30%.
Dos 20 reservatórios monitorados na bacia Rio Apodi-Mossoró apenas um registrou melhora em relação ao nível de água. Trata-se do reservatório de Encanto, localizado no município homônimo, ele estava com 60% de sua capacidade, porém após as últimas chuvas seu nível subiu para 90%, fruto de uma recarga de 1,7 milhões de metros cúbicos.
PIRANHAS-AÇÚ
Na bacia do Rio Piranhas-Açu, dos 18 reservatórios monitorados pelo IGARN, metade apresentou recarga de água, mas em especial a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, teve um ganho de 7,5 milhões de m³, chegando a 23,23%. O açude Pataxó, em Ipanguaçu, que estava com 45% de sua capacidade, com a recarga de 1,2 milhões de m³ subiu para 53%. Já o Sabugi, em São João do Sabugi, recebeu 5 milhões de metros cúbicos, subindo de 4,7% no início de abril para 12,3% na última medição. Além destes os reservatórios de Passagem das Traíras, Zangalheiras, Caldeirão de Parelhas, Gargalheiras, Dourado e Esguicho também tiveram ganhos de água.