
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN) apresentou uma alternativa à proposta do parque linear que vem sendo defendida pela Prefeitura do Natal.
O órgão ambiental do Estado sugere que um novo espaço de visitação pública seja criado também na margem da Avenida Roberto Freire, mas em uma área diferente da que é sugerida pela gestão municipal.
A sugestão, presente na revisão do Plano de Manejo do Parque das Dunas, prevê um projeto semelhante ao já existente Bosque dos Namorados, em uma faixa já degradada, para a construção de um parque urbanístico integrado à unidade de conservação.
A equipe técnica do Idema identificou um trecho de 15 hectares como passível de ocupação. Ela fica na margem da Roberto Freire, estendendo-se da Av. Dr. Solon de Miranda Galvão, rua que sai na lateral da Comjol da Roberto Freire, até as proximidades da antiga Universidade Potiguar (UnP).
Na prática, a área sugerida pelo Idema é até maior que a proposta pela Prefeitura, mas sem ser por toda a extensão da Roberto Freire. Caso a sugestão do Idema seja acatada, não seria mais um parque linear, pois um dos traços distintivos de um parque linear é justamente o formato alongado, em que o comprimento é significativamente maior que a largura.
“Nós estamos sendo mais permissíveis do que a proposta que vem sendo trazida para a população [do Parque Linear de Natal]”, afirma o diretor-geral do instituto, Werner Farkatt.
Essa área é diferente da proposta do Parque Linear, de 10 hectares, idealizado pela Prefeitura do Natal em área cedida pelo Exército. O Idema chama a atenção para o fato de que a área cogitada para o Parque Linear é uma zona dunar e protegida pelo Código Florestal, com densa cobertura de vegetação.
“Esta área [cogitada no Parque Linear de Natal], no plano de manejo, está como uma área de não edificação ou não ocupação, porque você, além de ter dunas, que é uma área de preservação pelo Código Florestal Brasileiro, você tem uma vegetação aqui mais densa”, frisa Farkatt.
Agora RN

