O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra promoverá, nesta sexta-feira (6), sua 27ª Reunião Ordinária. O encontro virtual acontecerá através da plataforma GoogleMeet, às 9h, com transmissão ao vivo no canal Idema Socioambiental, do YouTube.
Na oportunidade, a equipe do Idema apresentará os encaminhamentos do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). Logo após, o setor produtivo discutirá sobre o esgoto e as águas servidas de São José do Mipibu que são lançadas no Rio Mipibu, que por sua vez deságua na lagoa de Nísia Floresta. A reunião seguirá com uma apresentação oficial da ONG Oceânica, dos dados do monitoramento da Praia de Búzios, no que se refere à existência e desova de tartarugas, e tráfego de veículos.
Além disso, haverá uma apresentação do projeto “Parque Ecológico Guaraíras”, uma possível Reserva Particular do Patrimônio Natural no município Senador Georgino Avelino, que se propõe a plantar 100 mil árvores da Mata Atlântica. A apresentação será feita pelo proprietário da área.
APA Bonfim-Guaraíra
Com uma área superior a 42 mil hectares, a APA Bonfim-Guaraíra configura-se como a maior Unidade Estadual de Conservação em área emersa do Estado. A Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guarairas foi criada com o objetivo de proteger os ecossistemas de dunas, mata atlântica, manguezais, praias, rios e lagoas, além de espécies vegetais e animais presentes nos municípios de Tibau do Sul, Goianinha, Arês, Senador Georgino Avelino, Nísia Floresta e São José de Mipibu, no Litoral Oriental do Estado.