SELO BLOG FM (4)

Idema emite primeira licença na área de aquicultura ornamental

A ENTREGA FOI REALIZADA NESTA SEGUNDA-FEIRA (18), PARA REPRESENTANTE DA EMPRESA I9 AQUARISMO. FOTO: DIVULGAÇÃO

Na manhã desta segunda-feira (18), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema emitiu a primeira Licença Ambiental do Rio Grande do Norte, na área de aquicultura ornamental. O documento, caracterizado por um projeto de piscicultura para o cultivo de espécies ornamentais, com área total de 3.606,35 m2 foi entregue à empresa i9 Aquarismo, e contou com a presença do presidente da Associação Cardume Potiguar, Túlio Alves; do professor de Aquicultura Ornamental da UFRN/EAJ, Paulo Faria; e do consultor do SEBRAE e representante da empresa i9 Aquarismo, Jonathas Sales.

Dentre as condicionantes estabelecidas na Licença Simplificada (LS) estão que o empreendedor é responsável pela preservação ambiental, devendo tomar medidas preventivas e de mitigação contra a ocorrência de acidentes que possam causar danos, e que o empreendedor fica ciente de que os peixes destinados ao cultivo devem vir de fornecedores devidamente licenciados, junto aos órgãos e entes públicos competentes.

Também estiveram presentes no momento da entrega, membros do setor do Núcleo de Aquicultura e Salinas do Idema (NAS): a coordenadora Nara Medeiros, e os técnicos Camila Almeida e Rodrigo Soares.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, é uma satisfação de toda equipe técnica que analisou o processo, poder viabilizar um projeto inovador como esse. “É a primeira vez que emitimos uma licença ambiental nessa categoria de atividade e estamos felizes em poder contribuir com a sustentabilidade em nosso RN. Este mercado está dentro da área PET e vem crescendo a cada ano. A emissão da licença é um exemplo de que é possível executar nossas atividades buscando soluções sustentáveis, com segurança, respeito ao meio ambiente e em cumprimento à legislação ambiental”, disse o diretor.

A Piscicultura Ornamental é a área dentro da Aquicultura, responsável pela produção de peixes para o mercado da aquariofilia, distinguindo-se da Aquicultura de corte que tem a finalidade de produção para o consumo. O Aquarismo ou aquariofilia é a prática de criar peixes, plantas e outros organismos aquáticos, em aquários, lagos ou tanques naturais ou artificiais, para fins de ornamentação.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui