SELO BLOG FM (4)

Idema confirma que prefeitura de São Miguel do Gostoso usou areia de duna em obra, mesmo pagando por material

FOTO: REPRODUÇÃO

O caso revelado pelo Blog do Dina sobre um possível esquema de corrupção em São Miguel do Gostoso ganhou um novo componente grave. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), a pedido do Blog do Dina, elaborou uma nota técnica em que confirma que areia retirada de uma duna, localizada em uma área de preservação ambiental, foi utilizada na obra de pavimentação do município.

Segundo o governo municipal, o insumo teria sido adquirido legalmente em uma jazida. As duas versões não se contradizem, mas a areia deveria ter sido retirada apenas da jazida legal. A confirmação do Idema expõe que parte do orçamento da obra, de R$ 1 milhão de emenda do senador Styvenson Valentim, não foi executado com o fim que deveria.

O Idema também informou ao Blog do Dina que oficiou o Ministério Público para investigação.

Contradição entre versões e a pergunta que fica

A prefeitura alega que pagou pela areia em uma jazida – fato que foi comprovado por meio de nota fiscal e de material audiovisual enviado pelo fornecedor com exclusividade ao Blog do Dina –, o IDEMA assegura que parte do material usado na obra veio de uma área protegida, o que configura crime ambiental. Assista a seguir:

O Instituto flagrou máquinas da prefeitura realizando a extração irregular, e a obra foi paralisada, resultando na autuação do município.

A dúvida que emerge é clara: se a prefeitura de São Miguel do Gostoso diz ter comprado e pago por areia para realizar a pavimentação, o que foi feito com o orçamento que deveria cobrir o custo total dessa obra?

O montante envolvido provém de uma emenda parlamentar do senador Styvenson Valentim, conhecido por seu rigor na fiscalização do uso de recursos públicos.

Styvenson exige investigação e punição

Indignado com o desvio de finalidade dos recursos de sua emenda, o senador Styvenson Valentim se pronunciou fortemente sobre o caso ao Blog do Dina. Styvenson já informou que levará o caso ao Ministério Público Federal, exigindo uma investigação rigorosa para esclarecer o que foi feito com os recursos destinados à pavimentação.

IDEMA e a confirmação do crime ambiental

Em nota técnica enviada ao Blog do Dina, o IDEMA revelou que, após denúncias recebidas, realizou uma fiscalização em São Miguel do Gostoso, onde indícios de extração irregular de areia foram encontrados. Em uma segunda vistoria, o órgão ambiental flagrou as máquinas da prefeitura realizando a retirada do material das dunas.

Outro Lado

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso enviou nota fiscal comprovando a compra da areia em uma jazida, no valor de R$ 2.700,00, reafirmando que pagou pelo insumo. A data da nota fiscal indica que a compra foi feita após as intervenções do Idema.

Além disso, o empresário contratado para fornecer o material encaminhou fotos e vídeos que corroboram sua versão.

Com as revelações de hoje, o Blog do Dina voltou a procurar o município de São Miguel do Gostoso, que informou através do titula da procuradoria que vai apurar os novos desdobramentos.

Blog do Dina

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui