O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte abre nesta quarta-feira (1) uma consulta pública para obter sugestões e informações da sociedade civil sobre o Parque Estadual das Dunas Jornalista Luiz Maria Alves. A iniciativa tem por objetivo ouvir o cidadão potiguar quanto ao conhecimento que se tem da Unidade de Conservação e buscar novos atrativos ao espaço, em consonância com a proposta de proteção da biodiversidade local.
Segundo o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, serão coletadas contribuições que subsidiarão a implantação de novas atividades para o Parque. “Está na nossa Constituição. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. O nosso objetivo é aprimorar as ações que podem ser desenvolvidas como recreação em contato com a natureza, turismo ecológico, pesquisa científica, educação e interpretação ambiental, sempre com foco na preservação de ecossistemas naturais”, explica.
Atualmente, o Parque das Dunas encontra-se fechado para o público em respeito às medidas restritivas de saúde pública impostas pela pandemia do coronavírus. Entretanto, a equipe da administração da Unidade de Conservação segue trabalhando e considera propício lançar neste período o questionário para, de posse das informações coletadas, inseri-las no contexto do planejamento e retornos das atividades.
De acordo com a gestora do Parque da Dunas, Mary Sorage, a consulta apresentará sugestões à administração da Unidade de Conservação: “Desejamos escutar o que a sociedade pensa sobre as atividades do Parque das Dunas, bem como avaliar o que podemos fazer para conciliar atrativos de uso público com a preservação da Unidade”, ressalta.
As sugestões deverão ser encaminhadas por meio de formulário disponibilizado no site do Parque das Dunas. A consulta segue até o dia 31 de julho. A identificação pessoal não é necessária. Para participar da consulta pública clique AQUI.