SELO BLOG FM (4)

IBGE divulga as regiões com os menores preços de gasolina

csm_gasolina_02_67841bb177.jpg (1600×836)

Você acha caro o preço do combustível na sua cidade? Sempre faz as contas para ver se compensa encher o tanque com álcool ou gasolina? Os valores mais baixos da gasolina do País são praticados na maior parte do Estado de São Paulo, em núcleos próximos a Porto Alegre, no eixo Curitiba-Vale do Itajaí, no litoral nordestino e no Piauí.

A constatação está na pesquisa Logística de Energia 2015 – Redes e fluxos do território, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (23). O estudo se referem ao mês de dezembro de 2014, após pesquisa realizada em 41.715 postos, localizados em 555 municípios.

O levantamento indica que “os preços da gasolina possuem um comportamento onde há, grosso modo, um aumento progressivo de leste para oeste, atingindo os maiores valores no interior do Pará e no oeste de Amazonas e Acre”.

O instituto constatou ainda que existe uma “uma influência clássica do fator distância” porque “quanto mais distante dos polos produtores de combustível situados no litoral, maior tende a ser o preço”.

Etanol

O preço do etanol no Brasil segue a mesma lógica da gasolina, uma vez que as grandes distâncias dos polos produtores encarecem o produto no interior do País.

A pesquisa indica que “a acessibilidade mais reduzida na Região Norte determina as maiores médias lá praticadas. Por outro lado, nota-se também um núcleo de média elevada no Estado de Sergipe, paradoxalmente próximo a grandes áreas produtoras de cana-de-açúcar”.

São Paulo possui os menores preços do etanol do País. Segundo o IBGE, “no Estado de São Paulo, área notoriamente produtora de cana-de-açúcar, ocorrem as menores médias de preços, indicando que há outras lógicas de determinação, além da mera localização dos mercados fornecedores da matéria-prima, embora este fator clássico também possua seu peso”.

A metodologia para a pesquisa de preços do etanol se baseou em dados de dezembro de 2014, com preços praticados em 38.595 postos de 538 cidades do País.

R7

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui