O Hospital Promater confirmou nessa quarta-feira (05) o fechamento de serviços de pediatria a partir do próximo dia 31 de janeiro. De acordo com a administração do hospital, localizado no bairro Lagoa Nova, em Natal, o encerramento das atividades faz parte do reposicionamento da instituição, que manterá a maternidade e UTI Neonatal.
“O Hospital Promater informa que o seu serviço de Pediatria será encerrado a partir de 31 de janeiro, em acordo com o reposicionamento da instituição que manterá a maternidade e UTI Neonatal. Pacientes e familiares foram comunicados com antecedência, para que possam consultar suas operadoras de saúde sobre outros serviços especializados credenciados na região”, disse o Hospital Promater em nota enviada à TRIBUNA DO NORTE.
A TN questionou a administração do hospital sobre média de atendimento diária, quantidade de leitos, estrutura do pronto socorro e quantidade de funcionários, mas não obteve retorno da assessoria da Promater.
A pediatria dispõe de serviços em outros espaços da rede privada de Natal. Recentemente, em outubro de 2021, o Hospital Rio Grande inaugurou uma Unidade Materno Infantil, intitulada Maternidade Dr Delfin González, com pronto socorro 24h e especialidades como pediatria, ginecologia, obstetrícia e maternidade. A unidade dispõe ainda de UTI Neonatal e UTI Pediátrica.
Outro espaço que oferta o serviço é o Hospital da Unimed. O espaço, inaugurado em novembro de 2020, teve investimento de R$ 700 mil e possui pronto socorro infantil, laboratórios, área de internação, centro cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Unimed também oferta serviço de Centro Clínico Pediátrico Virtual, por agendamento.
Na rede pública, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte informou que a rede SUS no Estado tem em sua estrutura para assistência pediátrica e neonatal: 50 UTIS pediátricas e 91 UTIS Neonatal. Destes, 59 leitos de UTI neonatal e 40 leitos pediátricos de UTI em Natal, 10 leitos de UTI Neonatal em Parnamirim, 5 leitos de UTI Neonatal em Santa Cruz, 17 UTIs Neonatal e 10 Utis Pediátricas em Mossoró.
Em Natal, a reportagem procurou à Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal) para saber detalhes da rede, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. Em outubro do ano passado, o Hospital Municipal Pediátrico Nivaldo Júnior (HMPNJ), completou um ano de funcionamento. Inaugurado em 01 de outubro de 2020, a unidade especializada em atendimento infantil, de baixa e média complexidade, registrou 500 altas e nenhum óbito. O HMPNJ funciona na Rua Jaguarari, em Candelária, atendendo à demanda da capital através de regulação.
Unimed
O atendimento de urgência e emergência no Hospital Promater para pacientes conveniados à Unimed Natal foi encerrado em maio de 2021. De acordo com a Unimed Natal, que publicou comunicado em seu portal, o pedido da rescisão foi protocolado pelo Hospital Promater. A operadora salientou à época que outras unidades médicas da capital seguem com o serviço de pronto atendimento de urgência e emergência da forma regular. Nenhum outro detalhe sobre a ruptura foi repassado pela cooperativa.
À época, a Promater foi acionada pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, e afirmou que o contrato com a Unimed Natal foi suspenso “por razões comerciais” e afirmou estar aberto ao diálogo mesmo após a o ajuste feito no atendimento de urgência e emergência de conveniados da cooperativa.
Tribuna do Norte