SELO BLOG FM (4)

Hospital João Machado realiza semana de prevenção ao suicídio como parte do setembro amarelo

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Hospital Geral Dr. João Machado – HGJM promove durante toda esta semana uma série de atividades que fazem parte da campanha do setembro amarelo. O objetivo é oferecer orientações e conscientizar os servidores e a população sobre a prevenção ao suicídio, além de fornecer atividades de relaxamento e cuidado pessoal.

A campanha é praticada em todo o país por toda a rede hospitalar. Com isso, os setores assistenciais montaram uma programação toda pensada na saúde do servidor envolvendo uma série de palestras, momentos de cuidados pessoais, meditação, rodas de conversas, apresentações culturais e exposições.

Todo o evento será realizado nas dependências do hospital nos horários matutino e vespertino. A programação completa pode ser conferida no link abaixo:

A campanha

A campanha do Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994, sem que seus pais e amigos percebecem que ele tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

O rapaz habilidoso restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. No dia do velório, foi feita uma cesta com fitas amarelas e muitos cartões decorados com a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio e a família passou a receber inúmeras ligações. Em consequência dessa triste história, o laço amarelo foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio.

No Brasil, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo desde 2014, com o objetivo de prevenir e reduzir os mais de 13 mil suicídios que acontecem no país todos os anos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui