A equipe do Hospital João Machado guarda a recordação de uma história com final feliz. O casal Manoel Joaquim de Araújo, 86 anos, e Izabel Alves de Lima, de 103 anos, viveu a primeira experiência de separação quando adoeceram da covid 19 e precisaram ficar internados.
“Em mais de 60 anos de casados, eles nunca tinham se separado, nem por um dia”, contou a filha Maria José. O senhor Manoel permaneceu no hospital por 11 dias, e chegou a ficar na Unidade de Terapia Intensiva. Dona Isabel teve sintomas mais leves e ficou na enfermaria por uma semana.
Dona Izabel lembra emocionada dos dias em que aguardou a visita do marido. “Eu tinha muita dor dentro de mim, perguntava a Deus se ela estava vivo e toda hora pensava nele”. Comovidas com a relação de cumplicidade do casal, as enfermeiras prometeram levar um até o outro, para que soubessem que estavam bem. Seu Manoel relembra o momento do encontro. “Foi a maior alegria que tive na minha vida”.
A coordenadora de enfermagem do hospital, Raiane Lima, lembra que ao tomarem conhecimento da situação do casal, logo ficaram sensibilizadas. “Seu Manoel estava internado na semi-intensiva e Dona Izabel internada na enfermaria. A equipe ficou ciente que eram casados e ficou sensibilizada com a história. Assim que seu Manoel recebeu alta da semi-intensiva, promoveram o encontro emocionante, ela de imediato perguntou se ele estava bem e ele disse que sim”. No dia seguinte ao reencontro, os dois receberam alta médica.
Após receberem alta médica, na última quinta-feira, 17, os dois estão em casa, no município de Pedro Velho, aos cuidados da família. “Acho que a recuperação deles vai ser bem melhor estando juntos, pois não vão ficar preocupados um com o outro”, disse a filha.