
A jornalista Janaina Xavier, ex-âncora da TV Globo, criticou a homenagem prevista ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o Carnaval e disse considerar “antiético” exaltar um pré-candidato em ano eleitoral.
Questionada sobre o assunto, ela afirmou que a situação se torna ainda mais delicada por envolver uma festa que movimenta milhões de reais e recebe recursos públicos.
– Entendo que jamais deveria acontecer qualquer homenagem para qualquer pré-candidato em um ano eleitoral, especialmente numa festa em que são destinados milhões de reais dos cofres públicos. Como eleitora/cidadã acho antiético e totalmente abusivo – declarou ela ao Conexão Política.
Sobre o aspecto jurídico da homenagem em ano eleitoral, Janaina disse não se sentir apta a avaliar possíveis implicações legais, mas indicou o vídeo de seu marido, o advogado eleitoralista Bonini Guedes, que analisou tecnicamente a situação.
Segundo ele, após o desfile será possível verificar se é enquadrado no crime de campanha antecipada, cuja penalização é apenas a aplicação de multa, se houve o crime de abuso de poder político, econômico ou dos meios de comunicação, entre outras situações que só poderão ser analisadas após a apresentação.
Vale lembrar que parlamentares e lideranças da oposição tentam enquadrar a situação como crime eleitoral, mas todas as ações tomadas foram rejeitadas pelos órgãos acionados. O Tribunal Superior Eleitoral negou a proibição da homenagem após ações movidas pelo deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) juntamente com o Partido Missão e outra pelo Partido Novo.
Pleno News
