SELO BLOG FM (4)

Homem é autuado pelo Idema após subir no Morro do Careca e postar nas redes sociais

FOTO: REPRODUÇÃO

Um homem está sendo criticado nas redes sociais após infringir a legislação ambiental e subir no Morro do Careca, principal cartão-postal de Natal.

A subida na duna foi registrada por ele próprio nas redes sociais. Em uma publicação no X (antigo Twitter) na tarde desta segunda-feira (30), ele aparece em duas imagens no topo do Morro do Careca, só de sunga e de braços abertos. Na legenda, ele escreveu: “Toda beleza, todo amor, é lindo, é realmente lindo”.

Logo após a publicação, ele passou a receber uma enxurrada de críticas. Provocado por internautas, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) respondeu ao seguidor: “Seja um amigo do Morro do Careca! A subida neste patrimônio ambiental é considerada infração ambiental. Preserve-o”.

Com a repercussão, o homem apagou as contas nas redes sociais.

Subir no Morro do Careca é uma infração ambiental. Pisar na duna, que integra uma área de preservação ambiental (APA), agrava o processo de erosão que atinge o morro. Desde 1997, a Justiça proibiu o acesso à duna por causa disso. De acordo com o Idema, com base nos artigos 72 e 73 do Decreto Federal nº 6.514, de 2008, a subida pode render multa que varia entre R$ 10 mil e R$ 200 mil.

À 98 FM, o órgão ambiental afirmou que o homem já foi identificado e notificado sobre o auto de infração.

Fiscalização

Ao subir o local, a pessoa provoca impactos ambientais como erosão e perda de sedimentos, rebaixamento da topografia, danos à paisagem e perda de vegetação lateral. Há também o descarte de resíduos.

A fiscalização do local é feita diariamente pela Polícia Militar, por meio da Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb). A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) e a Guarda Municipal também ajudam no monitoramento.

Portal 98 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui